quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vitória de Guimarães-Sporting 1-1


O Sporting entrou ontem em campo em Guimarães (num jogo que deveria ser considerado por ele próprio como muito importante), com uma grande apatia, falta de vontade e sem garra parecendo até, que estavam ali a fazer um grande "frete" e naquela do "toda a gente me deve e ninguém me paga".
Eu sei, nem sempre quem joga bem é quem ganha os jogos, mas não jogando bem estará sempre mais próximo de não os ganhar, e foi o que ontem aconteceu. O Sporting jogou muito mal na primeira parte, foi sempre o Vitória de Guimarães que esteve mais perto do golo. Moreno, Douglas e Alex foram uns autênticos quebra cabeças para a defesa do Sporting que parecia não encontrar soluções para a atitude do Vitória em campo.
Na segunda parte o Sporting entrou com mais ambição mas pouco directo e pouco eficaz nas oportunidades criadas.
Resultado final justo, colocando o Sporting a dez pontos dos dois primeiros da classificação geral.
Estamos todos (sportinguistas), muito apreensivos e preocupados com esta atitude do Sporting que disse no principio da época que queria ganhar o campeonato.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Gripe A

Começa hoje a primeira fase da vacinação dos portugueses Contra a Gripe A com a administração de 54 mil doses de vacinas destinadas ao grupo A.
Como sabemos, esta vacina é a Pandemrix e é uma das três que está autorizada a ser vendida no Mercado da União Europeia, em que é utilizado na sua cofecção um vírus inactivo, para o qual ainda não existe qualquer histórico de efeitos adversos.
Este fim-de-semana, ficamos a saber em declarações à TSF pelo porta-voz do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Infecciosas, Paulo Moreira, que existe nos países da União Europeia,um forte receio quanto à vacina, sobretudo nos profissionais de saúde.«Em média 60 por cento a 80 por cento não estão e pensar vacinar-se».
Segundo o último balanço da OMS, a gripe A (H1N1) matou cerca de 5 mil pessoas em todo o Mundo. Enquanto a tuberculose mata todos os anos 2 milhões de pessoas, o fármaco mais recente para a tuberculose é de 1968,o teste de detecção remonta a 1890e a vacina (BCG) é de 1919 e é em muitas situações ineficaz.
Sabemos que uma nova vacina contra a tuberculose, está a ser desenvolvida nos Estados Unidos,mas o seu desenvolvimento levará ainda cinco a dez anos.
São estas pequenas notas que aqui deixo, para reflexão de cada um de nós,em relação a estas matérias que penso serem da maior importância na actual situação.

sábado, 24 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

À mesa do café


Há dias, (pouco tempo passado das últimas eleições) o Sr. do café onde habitualmente tomo a “bica” da manhã confidenciava-me, muito preocupado, que o PSD, em seu entende, não tinha futuro. Então, dizia ele com este “PS” no governo por mais quatro anos, a fazer uma política igual àquela que fez no passado recente, a mesma que o PSD /CDS gostariam de ter feito (digo eu), não se adivinhava nada de bom. Confesso que fiquei perplexo, e um pouco sem saber o que dizer ao Sr. porque a maneira assustada e perturbada com que ele fez aquela observação, indicava uma preocupação séria.
Contudo, sempre lhe perguntei, então o que o leva a tirar essa conclusão? Olhe, diz ele, “ aquilo é um partido sem Rei nem Roque”. É como na casa onde não há pão, que todos ralham e ninguém tem razão ou seja não há governo, ninguém se entende, pode dizer-se que é como um saco de rede cheio de caranguejos, onde existe um grande reboliço na procura de um bom lugar, mas inconsequente.
Depois de me ter servido na mesa o café acompanhado do jornal desportivo, ficou ali por perto e no conforto de algum conhecimento mútuo que se foi adquirindo com o tempo, lá me foi dizendo que eu certamente estaria contente, na medida em que sempre me referi ao PSD como sendo um partido de direita e sendo eu de esquerda, estas notícias seriam boas para mim. Ao que eu disse, que não se preocupasse muito com o futuro do PSD porque os seus “barões” estavam activos na procura da melhor oportunidade para aparecerem e alguns até já começaram a meter o “ rabinho” de fora como é o caso de Pedro Paços Coelho que já disse que se iria candidatar, Marcelo R. de Sousa e Paulo Rangel estudam a situação, Marques Mendes vai aparecendo e Pedro S. Lopes está sempre à espreita daquela oportunidade para dizer eu vou lá à luta.
Como vê, disse eu, por aí não vejo razão para ficar preocupado com o futuro do seu partido.
A grande preocupação que devemos ter todos, não será quem vai estar na frente dos partidos da direita mas das várias politicas que ali são geradas. E os resultados dos últimos tempos são dos piores, tanto no nosso país como no resto da Europa, onde as pessoas são vistas como simples números e onde os políticos se transformaram em “gestores.” Veja-se os vinte e cinco suicídios na France Telecom; os vinte milhões de desempregados na União Europeia, muitos sem qualquer subsídio; os pobres já são setenta e nove milhões (dois milhões são portugueses) são os resultados trágicos que nos são apresentados como resultado destas políticas falidas e de uma moral catastrófica.
É neste quadro muito preocupante e triste, que cada um de nós tem que fazer um esforço para que tudo isto mude no sentido de um amanhã diferente e melhor para todos. Apostando e apoiando políticas de rotura, políticas de esquerda. Digo eu.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Saramago com novo livro


Na apresentação do seu novo livro em Penafiel, José Saramago disse, " A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".
"A Bíblia passou mil anos,dezenas de gerações, a ser escrita,mas sempre sob a dominante de um Deus cruel invejoso e insuportável.É uma loucura!".
"Deus levou seis dias a construir o Universo, ao sétimo descansou e nunca mais apareceu!".
"Deus só existe na nossa cabeça,é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus.É isso que tenho feito, na parte que me toca".
Nestas matérias, acho que devemos reflectir sobre estas "pistas" que são levantadas no livro CAIM, do prémio Nobel da literatura e não entrar numa "guerra" de argumentos a favor ou contra sem sequer ler a obra.
Depois, penso que ter uma opinião sobre que matéria for (incluindo A Bíblia),não constitui neste país Democrático qualquer crime.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mundial-2010


Saiu-nos em sorte a Bósnia, no caminho da África do Sul.
O primeiro jogo dia 14 de Novembro será realizado no estádio da Luz em Lisboa,estando o segundo encontro marcado para dia 18 de Novembro em Sarajevo.
A Bósnia ficou em segundo lugar do grupo 5 com 19 pontos,25 golos marcados e 13 sofridos.
Edin Dzeko foi o melhor marcador desta equipa e do grupo com 9 golos.
Del Bosque, seleccionador espanhol, alertou hoje para os perigos que esta equipa poderá trazer a Portugal.
"É uma equipa complicada ,com muito talento.Vai ser uma eliminatória muito difícil". disse.
Esperamos todos que Del Bosque tenha razão mas que Portugal vença mais este obstáculo, que ao que parece não vai ser nada fácil.

domingo, 18 de outubro de 2009

Taça de Portugal

O Sporting do segundo tempo conseguiu eliminar com (3-0) o Penafiel.
Os leões passaram assim á 4ª eleminatória da Taça com golos de Liedson,João Moutinho,de Penalti e Vukcevic já no final do encontro.
Mais informação (aqui)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Subida de preços


Conforme capa do jornal e segundo proposta da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE), a electricidade deverá aumentar 2,9% no próximo ano, para todos os consumidores, residenciais e industriais.
Contudo, o PCP já reagiu a estas propostas como pode ver(aqui)

Selecção de Portugal

Foto:Hugo Delgado



Portugal fecha a lista das dez melhores selecções do Mundo, no ranking FIFA, actualizado hoje.
Classificação: Brasil,Espanha,Holanda,Itália,Alemanha, Argentina,Inglaterra,-já asseguraram o apuramento para o Mundial-Croácia-não vai estar presente- França e Portugal que são o 9 e o 10 da lista, têm ainda que disputar o play-off de apuramento.

Pobreza em Portugal

18% dos portugueses são pobres

Não foi possível identificar o autor da foto

Com o início dos trabalhos na Assembleia da República para nova legislatura,seria bom que os deputados considerassem nas suas propostas este tema ( e a Assembleia aprovasse) no sentido de resolver aquilo que é um dos maiores flagelos do ser Humano, que é, não ter meios para levar uma vida dignamente realizada.
Amanhã assinala-se o Dia Internacinal para a Erradicação da Pobreza, vamos todos certamente colaborar, mas conscientes que esta situação não será resolvida com os tradicionais peditórios anuais, das várias Associações de Apoio Social.
Num contexto de pobreza mundial a aumentar, Estou certo que 2010 será o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, e que os resultados positivos dependem também de cada um de nós.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Portugal-Malta

foto Leonel de Castro/JN

Não foi preciso grande aplicação para ganhar por 4-0 (Nani, Simão M. Veloso e Edinho), resultado que poderia ser mais dilatado se tivesse havido maior aproveitamento, no momento de chutar à baliza adversária.
Contudo, estamos no tal " play-off " que vai ser jogado nos dias 14 e 18 de Novembro.
Alguma expectativa para o sorteio que se vai realizar na segunda-feira próxima.
Agora estamos de facto a 180 minutos para ganhar um lugar na África do Sul .

O Novo Governo


Conforme indicação na capa do jornal I, parece que já há algumas pessoas a apostar no "centrão" inclinado para a direita
Será mesmo verdade que o Sócrates tenta chegar á acordo com o Paulo Portas?
A ser verdade, para mim e muitos outros portugueses, não é em si mesma uma novidade o Sócrates andar à procura do Portas para formarem acordos de governação, porque o que muita gente já pensa ( com razão ), é que ele não é pessoa para fazer política virado para a esquerda.
Pena é que não tenham pensado nisso na altura de fazerem a cruz no boletim de voto.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alguns brasileiros veem Portugal e os portugueses assim.

A senhora Maitê Proença resolveu fazer um vídeo em 2007 a dizer mal dos portugueses e de Portugal.
Este vídeo revela bem o que certos brasileiros entendem de Portugal da nossa história e dos portugueses.
Veja ( aqui ).

domingo, 11 de outubro de 2009

Portugal-Hungria

Apuramento para o MUNDIAL de 2010



Com um triunfo inteiramente justo (3-0) a equipa portuguesa subiu à segunda posição da tabela do grupo 1, ainda que, contando com a ajuda da Dinamarca que ganhou à Suécia por 1-0. Assim, com 2 golos de Simão e um de Liedson, Portugal abre novamente grandes hipóteses de participar no play-off Europeu a caminho de África do Sul,vencendo como será sua "obrigação" o próximo jogo que se vai realizar em Guimarães na quarta-feira contra a equipa de Malta.
Agora, é só manter a mesma atitude em jogo e tentar marcar o mais cedo possível para que o nervosismo não tome conta dos jogadores, treinador e público e lhes provoque algum stresse e não consigam rumar à vitória para esperar quem nos vai calhar em sorte na disputa do tal play-off.

sábado, 10 de outubro de 2009

Sendo Sábado, temos música


Pink Martini é uma banda formada em 1994. Nos seus trabalhos misturam diversos géneros musicais como a música latina,lounje,jazz etc..

Bom Sábado,boas notícias e claro,boa música

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

IRVING PENN morre aos 92 anos


Irving Penn, um dos maiores fotógrafos de moda morreu no passado dia 7, em Manhattan, Estados Unidos.
As causas da morte ainda são desconhecidas.
As suas imagens são tão famosas que ganharam exposições em museus de todo o mundo.
Penn fotografou inúmeras celebridades, entre elas Kate Moss, Bündchen,Gisele, Pablo Picasso, etc..
A modelo Kate Moss fotografada
por Irving Penn.

NOBEL DA PAZ

"Sinto que não mereço este prémio", disse o presidente Obama.


O presidente Barack Obama, declarou-se hoje, "surpreendido e honrado" com a atribuição do Prémio Nobel da Paz, mas considerou que tem que fazer mais para o merecer.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O NOBEL DA LITERATURA


Este ano a vencedora foi a escritora Alemã de origem Romena Herta Müller.
Em Portugal estão publicados desta autora os seguintes títulos: O homem é um grande faisão sobre a terra (1993 Cotovia) e A terra das ameixas verdes (1999 Difel).Além de romancista, Herta Müller é poetisa e também ensaísta.

Formação do próximo governo


"Mais do que a estabilidade governativa,existe um problema primeiro e principal:como é que se vai resolver a instabilidade social que hoje é transversal a muitas camadas e classes sociais" afirmação produzida hoje pelo Jerónimo de Sousa à saída de uma audiência com o Presidente da Republica,realizada no âmbito da formação do novo governo.
Mais informação (aqui).

PSD que Futuro ?!


Os "barões" estão à espreita,e não vão perder tempo para "triturar" todos aqueles que ainda há pouco tempo eram os melhores e os mais capazes para dirigir os destinos do partido e dos portugueses.
Pelas últimas informações vindas a público, parece que já existe no interior do partido, grandes movimentações no sentido de alterar radicalmente a sua direcção mesmo sem se saber quais os resultados das eleições autárquicas.
O professor Marcelo Rebelo de Sousa, pelo que afirmou hoje aos jornalistas,parece estar disponível para se candidatar à direcção do partido depois das eleições autárquicas quando ainda há pouco tempo considerava essa hipótese fora da sua agenda política.
Mais informação (aqui).

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Amália Rodrigues


No décimo ano da sua morte, em sua homenagem quero recorda-la aqui neste trabalho de há muitos anos atrás.

O apelo de Cavaco aos portugueses


Ora aqui está (do meu modesto ponto de vista), uma frase correcta e muito importante.
Fazer o apelo aos cidadãos no sentido da participação nos deveres cívicos de cada um, é sempre de aplaudir, mas, também o é ter uma prática permanente de credibilidade dos cargos que desempenhamos, nas mais variadas instituições para as quais somos eleitos.
Pode ler(aqui) o editorial do jornal I

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia Mundial do Professor

O dia Mundial do Professor é este ano celebrado em Portugal,no quadro de alguma expectativa em virtude de ainda não se saber quem será o responsável no próximo governo pela pasta da educação.
Contudo, os professores( segundo os seus representantes )continuam a reivindicar-para além de outras coisas- a valorização da carreira docente e a escola pública.


PINK FLOYD(Alunos,avaliação,exames,professores etc...)

5 DE OUTUBRO


A Republica Portuguesa faz hoje 99 anos.
Viva a Republica!.

domingo, 4 de outubro de 2009

Mercedes Sosa


Após algum tempo internada num hospital de Buenos Aires, faleceu hoje aos 74 anos de idade, aquela que foi considerada - pelas causas que defendia-uma das maiores vozes representativas da Argentina e toda a América Latina.
Mais informação (aqui) no jornal Público de Espanha.
Foi uma grande cantora que há anos esteve connosco numa das primeiras Festas do Avante.
Em sua homenagem, aqui apresento uma das muitas canções suas.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Negócio dos submarinos


Quantos rendimentos sociais de inserção mal distribuídos são necessários para fazerem 34 milhões?...

Mais informação (aqui).

Com tanto dinheiro "espalhado" ( ao que parece) pelos bolsos de alguns, andam o Dr. Paulo Portas a dizer que quer acabar com 1/4 do rendimento social de inserção.

Depois somos confrontados com estas e outra notícias que deveria corar de vergonha quem anda permanentemente a fazer campanha contra este subsídio social, sabendo nós, como sabemos todos o estado de pobreza em que o país se encontra.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Liga Europa



SPORTING-HERTHA BERLIM


Com um remate de fora da grande área, aos 18 minutos de Adrien Silva e com a bola a bater num adversário, resultou no único golo do desafio. Foi em minha opinião, a única coisa razoável que o Sporting conseguiu fazer na primeira parte do encontro. A segunda parte não foi melhor, Rui Patrício viu ainda uma bola bater na barra e o Adrien acabou por ser expulso, por acumulação de amarelos.
Desta noite desastrosa da equipa de Alvalade salva-se o resultado (1-0), o que coloca o Sporting no primeiro lugar do grupo D com 2 jogos e 6 pontos, Os segundos classificados desta grupo estão com dois pontos.
Nos outros encontros com equipas portuguesas, registaram-se os resultados seguintes:
AEK ATENAS-BENFICA,1-0 (Majstorovic 43')
ÁUSTRIA DE VIENA-NACIONAL,1-1 (Schumacher76'; Ruben Micael 35')