quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Metro Sul do Tejo

Foto Dias dos Reis

A primeira fase do Metro Sul do Tejo (MST) está em funcionamento há um ano e registou um aumento em 2009 de 50 por cento de passageiros transportados, hoje transporta 30 mil por dia, segundo dados da empresa.
Esta primeira fase do (MST) inclui as linhas Corroios-Cacilhas, Corroios-Pragal e Cacilhas-Universidade, abrangendo os concelhos de Almada e Seixal, estando previsto que até ao fim da concessão (2032), o MST chegue até ao Fogueteiro e Barreiro, numa segunda e terceira fases do projecto.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Origem das Espécies" foi publicado há 150 anos


O livro de Charles Darwin "A Origem das Espécies" foi publicado faz hoje 150 anos, tornando-se um dos mais influentes da história da Ciência,ao revolucionar as ciências naturais.
Segundo o biólogo Henrique Teotónio, o naturalista Inglês, nascido a 12 de Fevereiro de 1809, foi " uma das pessoas mais importantes da humanidade".
"Devemos-lhe a compreensão de como é que estamos no mundo e como é que os organismos se relacionam entre si", disse à Lusa por altura da comemoração do 200º. aniversário de Darwin.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

...A conversa do Dr. Vítor Constâncio.


O governador do Banco de Portugal, defendeu hoje, um aumento inferior a 1% para os funcionários públicos para o ano de 2010. Dizendo que o sector privado pode aumentar os seus funcionários entre 1 e 1.5%,contudo, para a Função Pública não, terá que ser inferior a estes valores.
Este Dr. é muito "engraçado", então o que vai resolver o "problema" do défice em que o País se encontra, é não aumentar os trabalhadores da Função Pública que na sua grande maioria ganham pouco mais que o ordenado mínimo?. Não seria mais sério ele decidir passar o seu vencimento para o valor igual ao topo da tabela da FP, ou seja, igual ao do Presidente da Republica? Ou tirar certas mordomias e grandes reformas a ex governadores do BP como o Dr. Silva Lopes,Mira Amaral, Campos e Cunha etc. etc.

sábado, 21 de novembro de 2009

Sendo sábado...


Este tema de um grande músico/interprete, foi a música escolhida para hoje. Espero que gostem.
Bom sábado, boa música e boas notícias.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

UE escolhe dupla desconhecida


Afinal, ao que consta, até nem demorou muito tempo a encontrar os "famosos" ( o Belga Herman van Rompuy e a Britânica Catherine Ashton), para os cargos de Presidente do Concelho Europeu e a alta representante para a Política Externa da União Europeia. Só que, também ao que consta, ou seja: diz quem anda por lá, que alí ninguém os conhece e que têem pouca experiência europeia no curriculo. Então como será possível alguém chegar ao topo de uma Instituição como a UE , sem quem lhe sejam reconhecidos méritos para desempenhar tamanhos cargos?. Responda quem souber...por mim, respondo com uma frase muito conhecida que diz o seguinte: "há! e o pirata sou eu!...".

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bósnia-Portugal 0-1

E pronto. Estamos mesmo no Mundial de 2010 na África do Sul.
Foi um jogo de muitos nervos mas com a equipa portuguesa a dominar de uma forma geral todo o encontro, até que chegou o Rui Meireles lá "acima" e zás! já está 1-0. Depois foi o saber gerir o resultado e esperar pelo fim do jogo, para fazer a festa que no meu entender só peca por tardia.
Pode ver (aqui), a jogada do golo da equipa portuguesa.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gripe A ( 2 )

A segunda fase da vacinação arranca hoje.
O grupo B inclui crianças até aos dois anos e doentes crónicos.
Com tanta polémica em relação a esta campanha, onde muitos técnicos de saúde levantam duvidas em relação aos efeitos secundários desta vacina,fica aqui mais uma possibilidade de conhecer um ponto de vista,com o objectivo de ajudar a tomar um decisão, caso venha a ser necessário.
A entrevista não está traduzida em português mas entende-se mais ou menos bem.


BELL TOLLING for the Swine Flu (CAMPANAS por la gripe A) subtitled from ALISH on Vimeo.

domingo, 15 de novembro de 2009

Portugal-Bósnia 1-0


Ao intervalo do play-off Portugal vence por 1-0, golo de Bruno Alves.No entanto, a viagem a Zenica, não se apresenta nada fácil: Pelas condições climatéricas, pelo ambiente do jogo daquele estádio, sempre muito difícil e pela forma de não aproveitar as oportunidades criadas, que Portugal apresentou uma vez mais ontem em jogo. Os jogadores da Selecção parecem que têm entre eles um compromisso que é o seguinte: "quem falhar mais golos de baliza aberta leva a bola para casa".Depois, O Sr. Carlos Queiroz, tem que dizer aqueles "meninos" que se querem estar no Campeonato do Mundo, têm que trazer ao jogo, muito mais do aquilo que apresentaram ontem, mais ambição(não pode ser só o Pepe, Bruno Alves e pouco mais), mais certeza no passe, jogar mais descontraídos e volto a repetir, maior aproveitamento nas oportunidades criadas.Esperamos que tudo se altere e que o resultado do próximo jogo leve Portugal ao campeonato mundial na África do Sul.

Ponde rever (aqui) o golo de Portugal.

SPORTING,CADA VEZ MAIS POBRE...


Pronto, acabou o segredo, está encontrado o novo treinador para o Sporting: chama-se Carlos Carvalhal.
Penso que os treinadores de futebol, são como tudo o resto, "valem" pelos resultados,o Carvalhal abandonou o Marítimo este ano, à sexta jornada do Campeonato Nacional, precisamente pelos maus resultados que o clube vinha fazendo.
Que seja mais feliz em Alvalade.
------------------------------------------------------------------------------
Nota: apesar de tudo o Carvalhal enquanto treinador do Setúbal, ganhou a Taça da Liga e o Jesus, que eu me lembre , ainda não ganhou nada.

sábado, 14 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

«Ary Sempre!»


O PCP vai promover, no dia 4 de Dezembro, pelas 21h30, no Coliseu em Lisboa, o espectáculo «Ary Sempre!», de homenagem a José Carlos Ary dos Santos, poeta português e militante comunista,quando são passados 25 anos sobre o seu desaparecimento.
Neste espectáculo irá participar Carlos do Carmo.

Pode ouvir a seguir, um belo poema de 1977, -Muitos Homens na Prisão.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

No país das grandes desigualdades

Assim é neste belo Cantinho, à beira mar plantado.



Cada qual que tire as respectivas conclusões destas duas notícias dos jornais (aqui ao lado), para mim, já as tirei há muito tempo;com esta política velha, os problemas dos portugueses, virão bem mais acrescidos e o seu futuro será (se não formos capazes de o alterar) cada vez mais do mesmo, ou seja; os mais ricos são cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.






terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cirurgiões e dentistas contratados para lugar de médicos de família

Depois de todas as coisas que nos tem acontecido nos últimos tempos (corrupção, falta de vergonha e princípios e afins... ), somos agora confrontados também com mais uma que é de bradar aos céus.
Vem hoje um artigo no Diário de Notícias da autoria de Diana Mendes, onde se escreve que “ centros de saúde estão a colocar dentistas,cirurgiões e urologistas no lugar de médicos de família, ou seja , sem a formação necessária e aumentando o risco de cometerem erros com os utentes”.
Isto é de facto, uma noticia que nos levar a pensar: mas a final em que zona do mundo é que nós vivemos? Pois é nós vivemos num país da UE que se apregoa da modernidade e da defesa do bem-estar dos seus cidadãos. Contudo, o que a notícia "refere" é o resultado irresponsável de quem à muitos anos anda a decidir o número de vagas nos cursos de medicina nas universidades portuguesas e permanentemente a ceder aos interesses da Ordem dos Médicos que sempre defendeu a não abertura a mais vagas para os cursos de medicina. Chegamos ao ponto de os nossos alunos com médias de 19, não entrarem nos cursos de medicina e mais tarde termos que contratar médicos ao estrangeiro, que fizeram cursos e acabaram com média de 11 e 12.
Mas o pior, de tudo isto é que quem se lixa são sempre os mesmos, ou seja , aqueles que menos recursos económicos tem e quando necessitam de uma consulta tem que ir aos Centros de Saúde à procura de um médico por causa de uma qualquer dor, e, (qual espanto!) pode ser visto por um médico dentista ou um outro qualquer que no caso não está devidamente preparado par o efeito.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O país subterrâneo

Manuel António Pina, escreve hoje em artigo de opinião, no Jornal de Notícias, que ... uma nova classe de empresários, políticos e ex-políticos vindos do nada instalou-se no país, ascendendo social e economicamente a velocidades nunca vistas e dificilmente explicáveis à luz dos critérios usuais do enriquecimento dentro da lei.
É verdade, todos nós achamos que esta é a realidade que se vive no nosso país, a pesar dos partidos dos sussecivos governos em campanha, gritarem aos quatro ventos que se vão empenhar no combate à corrupção.
Pode ler aqui o artigo completo.

sábado, 7 de novembro de 2009

Programa do Governo

Está aberta a porta à direita, para entendimento com o Governo, é o que se pode ler hoje na página 12 do DN.
-O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, que ontem encerrou os dois dias de debate do programa de Governo, apontou " vias de entendimento possível" com o CDS, face a propostas concretas sobre " avaliação dos professores, leis penais, questões de agricultura e competitividade fiscal". Luís Amado diz que o programa de Governo "é um ponto de partida".
Não foi este o sentido de voto dos portugueses nas últimas eleições, mas Sócrates na cadeira do poder está sempre virado para a direita.

Sendo sábado...


Hoje escolhi esta música.
Bom sábado,boa música,boa leitura e boas notícias

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O FEIJÃO DE DUAS CARAS

Sempre tive muita dificuldade em conviver com pessoas que vivem permanentemente na ambiguidade chamando a este tipo de comportamento, consenso e disfarçando a cobardia na palavra prudência.
Estas pessoas dizem no mesmo contexto, uma coisa e o seu contrário.
Vem isto a propósito de uma notícia que vem hoje na primeira página do jornal Público e que diz o seguinte: PS a duas vozes sobre mudanças na avaliação dos professores.
Depois vamos à página 10 do jornal e ficamos a perceber que por um lado Jorge Lacão recusa suspensão do actual modelo, enquanto o Francisco Assis prefere falar em abertura de espírito na procura de uma solução. Bom, não sei que conclusão se poderá tirar destas afirmações públicas de grande ambiguidade, dentro do PS, uma coisa é certa: nesta nova Legislatura e nesta matéria (quanto a outras o futuro dirá) o Governo aparenta não se entender com o grupo Parlamentar, ou então, o PS manda os seus representantes dizer o Sim e o seu Contrário, numa tentativa desnorteada de não assumir uma posição firme em relação às promessas feitas em campanha eleitoral, o que diga-se em abono da verdade, este tipo de atitude nos responsáveis do ps, já não é uma grande novidade para os portugueses.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sporting-Maritimo 1-1

Mais uma noite de pesadelo em Alvalade.
O Sporting voltou a não conseguir ganhar, continuando a desiludir os seus adeptos ao empatar com o Marítimo e colocando assim o clube no sétimo lugar da classificação.
Paulo Bento disse no final do jogo « que não toma decisões de cabeça quente», vamos aguardar na expectativa que as coisas se resolvam no sentido de que esta crise passe rapidamente e o Sporting volte novamente às vitórias.

Paquistão

( Foto: AFP)
As últimas notícias davam conta de 34 mortos numa tentado junto ao hotel Shalimar na cidade Rawalpindi no Paquistão.
O suicida detonou-se junto de uma fila de pessoas que se encontravam ali naquele momento para receberem os seus salários, conforme informação da policia no local.

domingo, 1 de novembro de 2009

Braga-Benfica 2-0

Estava tudo a correr tão bem, os portugueses com a auto-estima elevadíssima, goleada seguida de goleada ao que nós, de brandos costumes, e, servil hábitos até nos íamos esquecendo das dificuldades que nos vão criando diariamente.
Passados noventa minutos, tudo volta à mesma rotina, o dinheiro mal chega ao dia 15,o desemprego ao que se anuncia continua a aumentar,as faces ocultas vão fazendo o seu caminho e os índices de confiança dos portugueses voltam à estaca zero, ou seja:à triste realidade que é preciso alterar com goleadas ou não do Benfica.