quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Que venha 2010!



Que o "destino" nos traga mais amor, mais serenidade, mais firmeza na defesa dos nossos direitos e no cumprimento dos nossos deveres,fazendo assim, deste mundo em que vivemos um espaço para todos bem melhor: é este o meu desejo para 2010 e que o mesmo se cumpra para todos nós.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O futuro de alguns estádios do Euro 2004.




(Foto do Estádio municipal de Leiria).

Os partidos com políticas de direita e os seus responsáveis que nos têm governado durante estes anos, só nos dão provas de incompetência na forma como gastam os dinheiros dos nossos impostos.
Agora, vêm as câmaras municipais de Leiria e Aveiro dizer que a solução para os respectivos estádios municipais ( construídos para o Euro 2004), é vende-los, por incapacidade financeira , enquanto Coimbra e Faro dizem ter dificuldades em mantê-los.
Enquanto ficamos todos a pensar como é possível permitir-se que se façam no nosso país, investimentos com estes resultados e qual será a solução, vem o Sr. Cabral Faria, técnico do Instituto do Desporto e responsável pelo acompanhamento dos estádios do Euro 2004, revelar que tem " muitas dúvidas sobre a possibilidade de alienação dos estádios pelas autarquias". "[ Os estádios] foram em grande parte pagos com dinheiro do Estado e a lei que regula os contratos-programa entre o Estado e as autarquias torna inviável a alienação deste património durante 25 anos.
Pronto, aqui chegados e " empurrados" para mais este grande buraco, só nos resta dizer uma vez mais (infelizmente para todos nós), que não temos sido nada felizes nas escolhas que fazemos quando chamados a eleger os nossos representantes.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O que vai mudar no dia 1 de Janeiro

A Espanha inicia a presidência da EU, a República Checa e a Hungria entram na zona euro e o Canadá assume a presidência do G8.
O salário mínimo nacional passa para 475 euros e acaba o pagamento das taxas moderadoras nos internamentos e cirurgias de ambulatório; mas sobem as tarifas da electricidade 2,9% no Continente, 2,5% na Madeira e 2,1 nos Açores, vão aumentar os preços das portagens nos sublanços Palmela-Nó de Setúbal e Montijo-Pinhal Novo e é liberalizado o mercado do gás.
Entra em vigor o novo Sistema de Normalização Contabilística.
O prazo de impugnação do despedimento individual passa de um ano para dois meses.


(Fonte Jornal Público)

Para já, é o que está anunciado. Esperemos com expectativa, o que mais o futuro nos trará.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Maestro Vitorino d'Almeida homenageado


Hoje, realiza-se um recital promovido pela Rota do Vinho do Porto, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego para homenagear os 55 anos de carreira de um dos "mais importantes" compositores, orquestradores e pianistas do país, António Vitorino d'Almeida.
Alem da intensa actividade no campo da música, o maestro Vitorino d'Almeida escreveu oito livros, entre ficção ( coca-cola Killer), reportagem (Polisário) e obras de divulgação musical.
Destaque ainda para as suas participações em programas e séries de televisão.
Pode ler aqui uma entrevista ao JN.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Sendo sábado, temos música.



Gravado ao vivo na gala dos 15 anos da TVI

P' la janela, mal fechada
Entra já a luz do dia
Morre a sombra, desejada
Dum'a esperança fugidia

Foi uma noite sem sono
entre saliva e suor
Com um travo de abandono
e gosto a outro sabor

(Refrão)
Dizes-me até amanhã
que tem de ser, que te vais
Só que amanhã, sabes bem
é sempre longe demais

P' la janela, mal fechada
Chega a hora do cansaço
Vai-se o tempo desfiando
Em anéis de fumo baço

Acendo mais um cigarro
invento mil ideais
Porque amanhã sei-o bem
é sempre longe demais

Bom sábado, boa leitura, boas notícias e boa música.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Presentes de Natal


Com base em dados da OCDE,o economista norte-americano Joel Waldfogel concluiu que -numa lista de 26 países que inclui EUA, Rússia e China- Portugal é o terceiro país onde mais se gasta, com este tipo de presentes, logo a seguir da Hungria e Itália. Cada português gasta, em média, 85€ em prendas de Natal. Sendo que, o problema não está tanto no montante que se gasta mas, no fraco grau de satisfação que muitos presentes causam a quem os recebe o que ao fim ao cabo resulta num desperdício de dinheiro.
No trabalho deste economista, é ainda referido que os presenteados atribuem à prenda, em média, um valor cerca de 20% inferior ao preço real.
Nós Portugueses, somos um povo solidário mas, não precisamos de andar a "impingir" prendas uns aos outros só porque é Natal (digo eu!), porque como diz o poeta " Natal é sempre que um Homem quiser".

UM BOM NATAL PARA TODOS.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Decorações de Natal

Este ano há um dado novo nas decorações de Natal nas ruas das nossas cidades,vilas e aldeias.
Primeiro foram as luzinhas a piscar,que vieram enfeitar ruas, varandas e janelas, depois foi o velho, gordo,simpático, vermelhusco a subir pelas várias chaminés, varandas e fachadas dos andares,ficando em algumas situações ali exposto o ano inteiro, juntamente com a bandeira portuguesa mandada pôr ali, por Scolari e que estranhamente nunca mais foi tirada,dando a meu ver, uma imagem degradante da bandeira Nacional. Este ano a novidade é, o estandarte com o menino, pendurado em alternativa nas ditas varandas.
Não sei muito bem o que significa aquela mensagem, mas parece existir ali, alguma "concorrência" com o tal pai-natal no aspecto comercial: ambos se propõem ocupar o mesmo espaço de exposição, sendo que o estandarte é vendido só nas paróquias a 15€ e os pais natal vendidos a vários preços (conforme tamanhos), nas lojas e superfícies comerciais.
Por mim, quanto ao velhote e ao menino, preferia que os deixassem brincar juntos no interior de cada lar entre presentes e crenças, ajudando assim, certamente a suportar melhor tudo o que os tempos difíceis nos vão dando e que não é pouco.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Benfica-Porto 1-0


Benfica e Porto subiram ontem à noite ao relvado ( em muito mau estado) do estádio da Luz para jogarem o clássico de Inverno, numa noite muito chuvosa e de muito frio, mas com o estádio composto, registando uma boa assistência nas bancadas.
Sem Aimar, mas com Ramires, o treinador do Benfica pôs a jogar Carlos Martins no lugar do argentino e Urreta no lugar de Di Maria. O treinador do Porto, fez entrar Guarín em vez Belluschi, pensando certamente em mais rigor e alguma prudência.
Contudo, o Benfica controlou sempre o meio-campo,mais dinamismo, mais clarividência no desempenho do desenho táctico.
O Benfica ao ganhar este jogo (1-0 golo de Saviola), junta-se ao Braga no primeiro Lugar da tabela, ambos com os mesmos pontos, mas com o Braga em primeiro lugar porque ganhou ao Benfica o primeiro jogo.
Lucílio Baptista, arbitro desta partida, não terá visto uma mão de Cristian Rodríguez na área, num jogo difícil de dirigir, face ao mau estado do relvado.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Naval-Sporting 0-1


O Sporting regressou ontem ás vitórias frente á Naval, com um golo de Carlos Saleiro que foi titular esta época pela primeira vez.
Carlos Carvalhal apresentou na Figueira da Foz,um Sporting totalmente alterado em relação ao que vinha apresentando nos últimos jogos: Polga e Matias Fernandes sentaram-se no gelado banco de suplentes e Vukcevic foi para a bancada assistir ao jogo. Com Saleiro e Liedson na frente a equipa voltou ao registo de Paulo Bento, 4x4x2 e ganhou o jogo.
A primeira parte da partida foi de facto muito pobre em termos de espectáculo desportivo, tanto uma equipa com a outra, limitaram-se a chutar a bola para a frente e raramente conseguiam fazer mais que um passe seguido.Foi muito mau.
A segunda parte foi um pouco melhor, já que o Sporting apresentou-se com outra atitude mas ainda a fazer muitos passes errados, denotando sempre um nervosismo muito grande sempre que a equipa da Naval fazia pressão ao jogador que tinha a bola.
A jogar á Paulo Bento, o Sporting voltou ás vitórias após duas derrotas seguidas mas, jogando sempre com uma grande tremedeira.
Este foi o último jogo de 2009. Veremos o que o mês de Janeiro irá trazer ao Sporting.
Lembro que a última vez que o Sporting foi campeão apostou forte, contratou Jardel e João Pinto e em 1999/2000 foi buscar Acosta, Schmaichel e André Cruz, para ganhar o campeonato, feito que, para esta época será certamente uma miragem.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Sendo sábado...



Hoje como está muito frio,proponho que dancemos a salsa,sempre ajuda a aquecer e transporta-nos sempre para as regiões mais quentes do nosso imaginário.
Bom sábado,boa música,boas notícias e ao contrário do que refere o poeta nesta canção; que o Amor não seja coisa muito rara.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Joaquin Sabina


Para quem não teve oportunidade de ler o El País ou ter estado em Madrid no passado dia 15 no concerto de Joaquin Sabina, aqui fica uma das canções desse mesmo concerto: "Viudita de Clicquot".

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Oscar Niemeyer


Parabéns ao grande Arquitecto Brasileiro que faz hoje 102 anos de vida.

Reconhecido por todos pelo seu trabalho no mundo inteiro como arquitecto e também pelas suas convicções politicas (comunista). Contudo, apesar da sua idade, continua todos os dias a ir ao seu escritório para trabalhar, pensar e agir.


"Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein" Palavras de Oscar Niemeyer.


Museu Oscar Niemeyer em Curitiba no Brasil.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Salário mínimo perdeu poder de compra desde 1974

Se o salário mínimo tivesse sido actualizado desde 1974, repondo a inflação de cada ano, o seu valor em 2010 seria de 562 euros e não os 475 euros anunciados pelo Governo. Aquela quantia respeitaria o limiar de 60 por cento da remuneração base média tida internacionalmente como suficiente para um nível de vida decente.
(...)Em 2006, todas as confederações concordaram que o salário mínimo deveria subir até aos 500 euros em 2011. Respeitando o acordo, o Governo anunciou uma subida em 2010 de 450 para 475 euros. Mas as organizações patronais repetem não haver condições de o aplicar em tempo de crise e querem contrapartidas. O Governo já cedeu um ponto percentual nos descontos para a Segurança Social dos trabalhadores abrangidos (26 milhões de euros em 2010), mas o patronato continua a insistir.
(...)O salário mínimo existe para garantir um rendimento de base condigno, independentemente de os trabalhadores estarem cobertos pela contratação colectiva. O primeiro caso surgiu na Nova Zelândia e Austrália, ainda no século XIX. Os Estados Unidos legislaram-no em 1938. O caso português integra-se nos mais antigos da Europa. A Holanda criou-o em 1969, a França no ano seguinte e o Luxemburgo em 1973. Portugal e Malta em 1974. Mas o Reino Unido só o instituiu em 1999 e a Irlanda em 2000.

(Edição oline do "Público")

sábado, 12 de dezembro de 2009

Sendo sábado...


Hoje fica aqui um poema de amor,cantado por Pedro Barroso um dos nossos melhores autores/compositores da actualidade, que de uma forma inexplicável muito pouco passa nas rádios e televisões em Portugal. É pena...
Bom sábado com boa música e boas notícias.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O realizador de cinema mais velho do Mundo


Manuel de Oliveira faz hoje 101 anos de vida é o realizador ainda em actividade mais velho do mundo.
O Museu de Serralves, no Porto, não quis deixar esta data passar em branco e por isso alunos de duas escolas da região vão assistir no auditório de Serralves à exibição do filme do cineasta português ‘Aniki-Bóbó’ de 1942.

‘O estranho caso de Angélica’ é o novo projecto de Manoel de oliveira que começará a ser rodado no início de 2010.
Parabéns oa Manoel de Oliveira!.
(fonte Destak)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O acesso à colonoscopia

Diz a Entidade Reguladora de Saúde,que há uma situação generalizada de impedimento de acesso à colonoscopia (exames ao intestino grosso) na rede nacional de estabelecimentos privados convencionados com o Estado.São estes exames que permitem rastrear um dos cancros que mais pessoas mata em Portugal-dez mortes por dia,cerca de 3750 por ano.
Algumas das unidades não fazem os exames, apesar de aparecerem nas listas, de unidades com convenção com o SNS. Outras discriminam os doentes, favorecendo aqueles que se dispõem a pagar os exames do seu bolso.
Segundo informou a DECO, uma clínica propôs-se reduzir de 187 para 12 dias o tempo de espera para fazer o exame, se a pessoa pagasse na totalidade (150 euros), em vez de usar a credencial do médico de família.
Será que a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, ratificado com tanta "pompa e circunstância", no passado fim-de-semana, na Torre de Belém, nos irá resolver este problema que pelos vistos o governo de Portugal não resolve?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Os níveis de corrupção no país


Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, lançou, este domingo, um apelo à moralização da vida pública portuguesa, considerando que os níveis de corrupção no país são «escandalosos».

«Sãos escandalosos os níveis de corrupção que este país está a registar. É escandalosa a disparidade que existe de compensações que determinados cidadãos têm pelos cargos que desempenham relativamente ao geral dos rendimentos que são auferidos pela população portuguesa», afirmou, citado pela edição online do ‘Diário de Notícias’.

(edição online "abola.pt")

sábado, 5 de dezembro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Literacia da População Portuguesa


Num estudo realizado pela Data Angel, a pedido do Plano Nacional de Leitura e hoje apresentado em Lisboa, uma das conclusões que o estudo tirou diz o seguinte: Portugal deve aumentar rapidamente o nível de literacia da população sob pena de enfrentar dificuldades na realização dos objectivos económicos e sociais e ficar dependente de transferências financeiras comunitárias "maciças" para evitar o declínio do seu nível de vida.
Com o título "A Dimensão Económica da Literacia em Portugal", o estudo aponta que o país "apresenta os níveis mais baixos de competências de literacia entre todos os países onde se realizaram inquéritos" neste âmbito.
Entende-se por literacia a capacidade de cada indivíduo compreender e usar a informação escrita, de modo a atingir os seus objectivos, a desenvolver os seus próprios conhecimentos e competências e a participar activamente na sociedade.