quarta-feira, 30 de junho de 2010

Samba de um minuto

Roberta Sá


Se não foi possível ir ouvi-la na casa da Música, ela aqui está!

Devagar
Esquece o tempo lá de fora
Devagar
Esqueça a rima que for cara.

Escute o que vou lhe dizer
Um minuto de sua atenção
Com minha dor não se brinca
Já disse que não
Com minha dor não se brinca
Já disse que não.

Devagar
Esquece o tempo lá de fora
Devagar
Esqueça a rima que for cara.

Escute o que vou lhe dizer
Um minuto de sua atenção
Com minha dor não se brinca
Já disse que não
Com minha dor não se brinca
Já disse que não.

Devagar, devagar com o andor
Teu santo é de barro e a fonte secou
Já não tens tanta verdade pra dizer
Nem tão pouco mais maldade pra fazer.

E se a dor é de saudade
E a saudade é de matar
Em meu peito a novidade
Vai enfim me libertar.

Devagar...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Portugal 0-1 Espanha

Um super Eduardo não foi suficiente para que a equipa Portuguesa seguisse em frente.
Portugal perdeu hoje por um zero frente a Espanha para o campeonato do Mundo em futebol e vai mais cedo para casa. Amanhã ,Portugal volta a defrontar a Espanha, desta vez na Assembleia Geral da PT, ficamos à espera desse resultado, desta vez todos esperamos que seja favorável a Portugal.

Shakira novamente em Lisboa

(foto do JN)
A cantora colombiana Shakira que no próximo dia 11 estará no encerramento do campeonato do Mundo de futebol na África do Sul e que esteve na última edição do festival Rock in Rio Lisboa, vai estar novamente em Portugal no dia 21 de Novembro para um concerto no Pavilhão Atlântico em Lisboa.
Os bilhetes serão colocados à venda a partir do dia 9 de Julho.

Bons concertos.

O adiamento não significa resolver

Está anunciado nas capas dos jornais de hoje que o Governo adia o pagamento das portagens nas SCUT para 1 de Agosto, encontrando-se nesta altura à procura de um acordo com o PSD para viabilizarem a medida.
Em relação a esta questão, temos que realçar a extrema hipocrisia do governo quando anuncia estas reuniões só com o PSD para tratar estas matérias como se isto fosse um negócio resolvido entre estas duas entidades e o resta das populações não tivessem nada que ver com assunto.
Ora, o que me parece que o governo devia fazer; eram ir para as zonas onde querem aplicar esta medida e ouvir as populações e não sentar meia dúzia de doutores e engenheiros num qualquer gabinete e decidirem sem terem a noção exacta das consequências que este tipo de medidas tem para as pessoas que diariamente necessitam de utilizar as referidas SCUT para fazerem a sua vida, tanto particulares, como, as mais variadas empresas sitiadas naquelas zonas.
Mas, uma vez mais, parece não ser este o sentimento dos Senhores do Governo, ao contrário de ouvir e falar com as pessoas e cumprir as promessas feitas em campanha, vão cozinhar uma medida que só pode trazer mais problemas e miséria onde ela já existe.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Esta semana os pobres deste país vão ficar ainda mais pobres.



Os portugueses vão começar a sentir o efeito do primeiro pacote de medidas de austeridade aprovado pelo PS e PSD. O preço dos transportes aumenta 1,2 por cento e gás natural vai subir 3,2 por cento, o primeiro aumento em três anos, a partir de 1 de Julho.

Assim se vai (des)governando e aldrabando este rectângulo à beira-mar plantado que, é de todos os portugueses e não como pensa o governo, de meia duzia que são sempre os mesmos.

domingo, 27 de junho de 2010

A pobreza escondida

A Deco recebeu 1258 pedidos de ajuda de pessoas sobreendividadas nos primeiros cinco meses deste ano, o que significa um aumento relativamente ao número de casos registado no mesmo período de 2009. «Público»

A este tipo de problemas, transversal na sociedade portuguesa, eu não conheço uma única medida que o governo tenha tomado para o resolver ou minimizar.
Sendo que a crise não é igual para todos e alguns - muito poucos - até beneficiam com ela a maioria dos Portugueses anda já com as «calças na mão».
Seria bom que o governo parasse para pensar nestas questões e que do gabinete do Sr. Sócrates não saísse só cortes; cortes e mais cortes nos apoios sociais.

Hoje pode ser dia de cinema

PARTIR
Realização: Catherine Corsini



Sinopse
Suzanne vive uma existência tranquila com o marido e os filhos, com quem reside no sul de França. Cansada da sua própria ociosidade, Suzanne anseia por uma vida mais emocionante. Ivan é o ex-presidiário que a vai ajudar a redescobrir os irresistíveis prazeres da vida…

Um melodrama que retrata os conflitos dos movimentos passionais e o mundo do dinheiro.

Bom domingo e bons filmes.

sábado, 26 de junho de 2010

O PEC do bloco central não resolve os problemas do país.

O deputado do PCP Honório Novo criticou hoje o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) negociado entre o Governo e o PSD, afirmando que “não defende o interesse nacional”.

(...) Honório Novo recordou que o PCP já apresentou no Parlamento propostas que fariam aumentar as receitas fiscais, nomeadamente através de um novo imposto sobre as transacções bolsistas, taxas sobre as transferências para “off-shores” e uma taxa adicional para bens de luxo.
«Público»
As propostas que o governo não gosta. Porque será???

Capa de jornais

«JN»


Sozinho?... Não! ele mais os seus Ministros a puxar o país.
É minha convicção que por este caminho (com as suas políticas), nesta direcção, será certamente para o abismo que o estão a puxar.

Resta-nos a esperança e a firmeza na luta para que a "corda" rebente antes de lá chegarmos.

Sendo sábado,temos música.



A sugestão para hoje é uma viagem ao nosso passado. Este tema cantado pelo Paulo de Carvalho, transporta-me sempre aos meus 16/17 anos.
Bom sábado, boas notícias e boa música.


Perdia meia hora
Parado em frente ao espelho
Mudava de camisa
Vestia-me outra vez
Fechava a porta à chave
Acendia um cigarro
Ia ensaiando gestos
Passava já das três

Vestia o meu casaco
Corria sem parar
E à porta do cinema
Morria de pensar
Que talvez não viesses
Não pudesses entrar
Num filme para adultos
Até te ver chegar

Sábado à tarde
No cinema da avenida
Mal as luzes se apagavam
Acendia o coração
Sábado à tarde
Era uma noite bonita
Noite que sendo infinita
Cabia na minha mão

Perdia meia hora
Num gesto do meu braço
A procurar coragem
Para fazer o baraço
Chegava ao intervalo
Fumava sem prazer
E gestos que ensaiara
Morriam ao nascer

Por fim vencia o medo
E quase sem te ver
Esquecia os meus dedos
Cansados de tremer
Por sobre o teu joelho
Esperava a tua mão
Num filme para adultos
Crescíamos então.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Portugal-Brasil 0-0

Com este resultado ambas as equipas passam aos oitavos de final.
Brasil ficou em primeiro e Portugal em segundo lugar neste grupo.
Hoje a festa fez-se em Português.
Vamos esperar pelo próximo jogo para ver-mos até onde esta equipa pode chegar.
Os mais optimistas pensam na final, eu que entendo pouco destas coisas, julgo difícil Portugal disputar esse jogo, contudo, o futebol é rico em surpresas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Capas de jornais (5)



«Assim se vai andando com a cabeça entre as orelhas».

Um dia estes títulos nos jornais vão desaparecer, porque alguém ...vai ser chamado à responsabilidade por tudo aquilo que deveria ter feito e não o fez.
Nessa altura, haverá respeito pela causa pública e todos poderemos dizer que vivemos de facto num País onde os dirigentes são representantes do Povo e cumprem os compromissos assumidos em campanhas eleitorais com os eleitores que os elegeram. Até lá, teremos que ganhar coragem e firmeza para alterarmos esta situação que não é digna dum País que se quer democrático.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sócrates arguido em processo judicial

Deu entrada na Comissão de Ética da Assembleia da República um pedido de levantamento da imunidade do primeiro-ministro, apurou o DN junto de várias fontes parlamentares. Em causa está um processo judicial em que José Sócrates é arguido, aberto por Manuela Moura Guedes.
(Hoje no DN)

Qual será a posição de Sócrates, tendo em conta comportamentos anteriores sobre matérias idênticas ?

Esta é a pergunta para hoje.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Hoje nos jornais.

Portugal ainda é o 9.º mais pobre.

(...)Em relação ao topo da lista, mantemos a 18.ª posição entre os 27.
Portugal continua, assim, a ser o nono país mais pobre da UE (22 pontos abaixo da média), ficando atrás de Chipre, Grécia, Eslovénia e República Checa, e com o mesmo nível de Malta. Este país viu a sua posição melhorar dois pontos, de 2008 para 2009, equiparando- -se a Portugal.

Artigo de Paula Cordeiro hoje no DN.

Medidas de combate ao desemprego acabam hoje

O governo elimina várias medidas de combate ao desemprego, entre as quais os benefícios concedidos a empresas que empregassem trabalhadores com mais de 45 anos e as acções de formação para empregados sazonais.
A portaria 353/2010 (ontem publicada) acaba também com os apoios concedidos no âmbito do Programa Qualificação-Emprego para reforçar as qualificações de trabalhadores e activos desempregados em sectores com ritmo de trabalho intermitente (construção civil, cerâmica, metalurgia, metalomecânica, comércio, madeira e mobiliário, têxtil e turismo).
«DN»

Esta é a forma que no entender do governo, irá salvar a situação de crise e agradar - muito certamente - aos «patrões económicos» que são quem "mandam" verdadeiramente hoje, nos países com economias mais fracas.
Perceber isto... não obriga a grandes conhecimentos sobre economia, basta andar atento ao que nos rodeia para concluir que não é de forma alguma com medidas destas que se resolve, seja o que for em benefício dos mais desfavorecidos que são no fundo aqueles que mais precisão de ser ajudados.

Os tempos de hoje, são tempos de ditadura económica e o que me parece estranho (ou talvez não!...), é as grandes multidões de famintos - todos os dias morrem milhares de pessoas à fome - irem aceitando esta situação, como se o que se está a passar fosse um castigo Divino e sobre o qual nada há a fazer. Claro que há muito a fazer, e penso que não estará muito longe, o dia em que a riqueza produzido no mundo virá a ter uma forma mais justa na sua distribuição.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Portugal-Coreia do Norte 7-0

Portugal conseguiu hoje com talento, raça, velocidade e sorte, um grande resultado numa fase final do Campeonato do Mundo em futebol. Foram sete a zero,frente a um Coreia do Norte que na primeira parte ainda demonstrou alguma organização mas a forma determinada e brilhante com que Portugal entrou na segunda parte, fazendo 6 golos, levou a que o adversário se desorientasse permitindo assim que a Selecção Nacional fizesse o resultado final com golos de: Rui Meireles; Simão Sabrosa; Hugo Almeida; Tiago (2); Liedson e Ronaldo.
Hoje a festa foi Portuguesa.

domingo, 20 de junho de 2010

Hoje pode ser dia de cinema



Em homenagem à vida e obra de José Saramago, fica a sugestão de cinema para hoje, no dia em que vai ser cremado num cemitério em Lisboa.
As suas cinzas ficarão em Portugal, conforme anunciou Pilar del Rio, mulher de José Saramago.


Um bom domingo para todos.

sábado, 19 de junho de 2010

Troca de medicamentos no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

"É ainda precoce dizer quais as consequências todas das lesões, mas serão, provavelmente, situações ultrapassáveis”, disse a titutlar da pasta da Saúde, à margem de uma cerimónia da Fundação Gil, em Lisboa. Ana Jorge adiantou ainda que na segunda ou terça-feira será feita uma reavaliação ao estado clínico das crianças e que estas se encontram em acompanhamento permanente por profissionais e pelas mães.

(jornal Público)

Como é possível que alguém que se dirige a um hospital para ser tratado, e, no acto desse tratamento seja sacrificado com uma "simples"troca de medicamentos? Esta é provavelmente a resposta mais difícil de dar e compreender na medida em que se trata da Saúde Pública e essa deverá estar a cima de todas as preocupações no sentido de serem respeitados todos os procedimentos no desempenho de cada acção ou acto médico.

Infelizmente, este caso das crianças internadas no Hospital Garcia de Orta por troca de medicamentos, é num espaço de pouco tempo o segundo; antes tinha sido aquela situação dos doentes que se apresentaram para tratar da vista e saíram da sala de operações cegos, pelo mesmo motivo: Troca no medicamento usado.
Preocupados e perturbados com estes terríveis acontecimentos, resta-nos exigir que o Ministério da Saúde assuma todas as responsabilidades pelo acontecido e que ponha em funcionamento medidas rigorosas no manuseamento dos medicamentos dentro dos Hospitais e, não fique apenas preocupado com a contabilidade dos serviços, reduzindo muitas vezes o número de pessoas ao mínimo necessárias, nas várias valências para o funcionamento dos mesmos, correndo assim riscos de situações gravíssimas que ninguém pode aceitar.



Sendo sábado

Sem nenhum motivo especial, os Rádio Macau.




Cantiga de Amor
Rádio Macau

Preferias que cantasse noutro tom
Que te pintasse o mundo de outra cor
Que te pusesse aos pés um mundo bom
Que te jurasse amor, o eterno amor

Querias que roubasse ao sete estrelo
A luz que te iluminasse o olhar
Embalar-te nas ondas com desvelo
Levar-te até à lua para dançar

Que a lua está longe e mesmo assim
Dançar podemos sempre, se quiseres
Ou então, se preferires, fica aí
Que ninguém há-de saber o que disseres

Talvez até pudesse dar-te mais
Que tudo o que tu possas desejar
Não te debruces tanto que ainda cais
Não sei se me estás a acompanhar

Que a lua está longe e mesmo assim
Dançar podemos sempre, se quiseres
Ou então, se preferires, fica aí
Que ninguém há-de saber o que disseres

Podia, se quisesses, explicar-te
Sem pressa, tranquila, devagar
E pondo, claro está, modéstia à parte
Uma ou duas coisas, se calhar

Que a lua está longe e mesmo assim
Dançar podemos sempre, se quiseres
Ou então, se preferires, fica aí
Que ninguém há-de saber o que disseres

Um bom sábado para todos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago ( 1922-2010)



A partir de hoje com a morte de José Saramago, a cultura portuguesa, o povo português, a literatura em geral e o Partido Comunista Português onde ele esteve até ao fim da sua vida, ficam irremediavelmente mais pobres.

Ainda não é hoje que temos boas notícias.

Transportes públicos aumentam 1,2%
(...)Serão abrangidos pelo aumento médio de 1,2% os "transportes urbanos de Lisboa e do Porto, os transportes colectivos rodoviários e ferroviários interurbanos de passageiros até 50 quilómetros, e os transportes fluviais da Área Metropolitana de Lisboa". «JN»

Cortes nos apoios sociais vão duplicar até 2013
(...)O secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, confirmou ontem que a maior parte das prestações sociais em causa - rendimento social de inserção (RSI), acção social escolar, subsídio social de parentalidade, subsídio social de desemprego, apoios à habitação, comparticipações de medicamentos e taxas moderadoras - deverão sofrer, com o novo regime, um corte anual de 200 milhões de euros só com a aplicação da nova regra da condição de recursos. «I»

Cortes nas prestações sociais sem avaliações individuais
A redução ou o corte das prestações sociais será feita de forma automática e não através de uma análise individual das situações.
Só depois de verem a prestação diminuir ou acabar, os beneficiários poderão reclamar junto dos serviços de segurança social para tentarem travar o processo. «Público»

Aqui ficam três notícias dos jornais de hoje para analisar, reflectir, comentar e agir.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Capa de Jornais

A Assistência Médica Internacional (AMI) não tem alimentos suficientes para responder às necessidades. São cada vez mais as famílias a pedir ajuda às organizações, mas os excedentes do programa comunitário e a ajuda da sociedade civil não chegam.
(hoje no JN)

Numa altura em que o Governo prepara mais cortes nos apoios sociais, estas notícias, só nos podem deixar muito preocupados na medida em que está previsto mais um pacote cego no corte aos apoios, resolvido numa perspectiva económica deste problema. É preciso entender que hoje, muita gente que solicita apoio junto das várias instituições, são os novos pobres, aqueles que, estando empregados ( por muitas razões! Ordenados muito pequenos; encargos altos; uma parte do agregado familiar caiu no desemprego etc, etc.), não conseguem honrar os seus compromissos, e não, como há algum tempo atrás que quem pedia apoio eram só os desempregados e os sem abrigo.

Por isso, entendo eu que, uma medida desta natureza terá sempre que ter um critério rigoroso sim, na sua aplicação, mas baseado num estudo individual sobre as condições económicas de cada caso e não apenas como está anunciado, com base no IRS ou nos movimentos bancários.

Infelizmente como vem sendo habito nas medidas tomadas por este governo, não se avizinham bons tempos para quem precisa!...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Juíz teme apagão de processos

A notícia do desaparecimento dos registos informáticos da base de dados do Ministério da Justiça de mais de metade dos crimes registados entre 2005 e 2009 com armas de fogo, preocupa Bravo Serra, vice-presidente do Conselho Superior de Magistratura (CSM).
(Hoje no JN)
Vivemos num País onde as coisas mais absurdas (ou não), acontecem.
Com uma frequência enorme, no nosso dia-a-dia somos confrontados com este tipo de notícias que nos obrigam a sair do sério e despejar sobre quem tem responsabilidades nestas matérias, um conjunto de adjectivos que eu neste momento de escuso de produzir.
Que raio de sistemas informáticos que nós temos que tanto falham!? Umas vezes são o número de desempregados que desaparece; outras vezes são os processos do negócio dos submarinos que não tem a informação necessária; outras vezes são os números de pessoas nas listas de espera para uma intervenção cirúrgica que não dão certo com outros dados sobre a mesma matéria, agora, são os registos informáticos sobre crimes com armas de fogo que supostamente terão desaparecido. Eu que não acredito em coincidêcias, entendo que já vão sendo casos em demasia e qualquer dia, se entretanto não se puser um travão nesta forma negligente de tratar os assuntos do Estado, somos todos nós que de um dia para outro desaparecemos do mapa de Portugal e aparecemos numa qualquer República das Bananas.

Produtividade


*Reproduzo aqui este belo cartoon de Luís AFonso, publicado hoje no jornal Público.
Nota: A caixa de comentários está aberta.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Portugal-Costa do Marfim 0-0


Portugal inicia este campeonato com empate a zero frente à equipa da Costa do Marfim.
Como vem sendo hábito, a equipa Portuguesa, mais uma vez não conseguiu impor o seu futebol, jogando sempre de uma forma pouco objectiva e perdendo muitos passes no meio campo do adversário o que raramente lhe permitiu chutar à baliza, passando o último quarto de hora a sofrer o sufoco do adversário junto da sua pequena área.
Nos próximos jogos, a equipa Portuguesa terá que jogar mais,com os jogadores mais soltos, mais objectivos e a errar menos passes se quer ganhar algum jogo e passar à fase seguinte.

Mundial 2010


Depois de cinco dias do início do Campeonato do Mundo, Portugal entra hoje em acção frente à Costa do Marfim .

Grandes são as expectativas dos portugueses para este jogo, visto certamente por muitos milhares de espectadores em todo o mundo e todos eles com o pensamento naquilo que será um grande jogo de futebol, com golos, bem disputado, com as duas equipas recheadas de bons jogadores e todos eles com muita vontade de brilharem nesta grade montra mundial, como é qualquer Campeonato do Mundo.

O jogo tem o inicio marcado para as 15 horas, hora portuguesa e sob arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda, as equipas devem alinhar no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth:

*Costa do Marfim: Boubacar Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Yaya Touré, Eboué e Tioté; Kalou. Dindane e Doumbia.

Outros convocados: Zogbo, Yeboah, Angoua, Boka, Gohouri, Bamba, Gosso, Romaric, Kone, Gervinho, Keita e Drogba.

*Portugal: Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Deco e Raul Meireles; Cristiano Ronaldo, Danny e Liedson.

Outros convocados: Beto, Daniel Fernandes, Miguel, Rolando, Ricardo Costa, Duda, Pepe, Tiago, Miguel Veloso, Rúben Amorim, Simão e Hugo Almeida.
*previsão das equipas do jornal ABola

Que ganhe o melhor e que o melhor seja PORTUGAL.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Depois dos protestos, urgências pediátricas em Setúbal vão manter-se

(fotografia RR)

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo anunciou hoje que as urgências pediátricas vão continuar a ser asseguradas 24 horas por dias nas três unidades da Península de Setúbal. «I»

A revolução tecnológica



(Recebido de pessoa amiga por mail)

Greve Dos maquinistas


A CP prevê “perturbações” na circulação de todos os comboios - alfa pendular, intercidades, regionais e urbanos - de segunda a quarta-feira, admitindo a ocorrência de “supressões e atrasos um pouco por todo o país”, devido à greve convocada pelos maquinistas.
(Jornal Público)

Até quarta-feira, vai ser difícil transportar-se, quem normalmente utiliza o comboio .

domingo, 13 de junho de 2010

Hoje pode ser dia de cinema

24 City

Realização: Zhang Ke Jia





Sinopse
A dramática queda de uma fábrica estatal de munições e a sua conversão num complexo de apartamentos de luxo na China de hoje, o filme combina as histórias de três gerações de trabalhadores numa fascinante história da China pós-revolucionária.

Bom domingo e bons filmes.

sábado, 12 de junho de 2010

Sendo sábado



A Rosa Desfolhada
Vinicius de Moraes
Composição: Vinicius de Moraes /Toquinho


Tento compor o nosso amor
Dentro da tua ausência
Toda a loucura, todo o martírio
De uma paixão imensa
Teu toca-discos, nosso retrato
Um tempo descuidado

Tudo pisado, tudo partido
Tudo no chão jogado
E em cada canto
Teu desencanto
Tua melancolia
Teu triste vulto desesperado
Ante o que eu te dizia
E logo o espanto e logo o insulto
O amor dilacerado
E logo o pranto ante a agonia
Do fato consumado

Silenciosa
Ficou a rosa
No chão despetalada
Que eu com meus dedos tentei a medo
Reconstruir do nada:
O teu perfume, teus doces pêlos
A tua pele amada
Tudo desfeito, tudo perdido
A rosa desfolhada

Bom sábado, boas notícias e boa música.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Comissão de inquérito


O relatório da comissão de inquérito à tentativa de compra da TVI conclui que o Governo e o primeiro ministro "tinham conhecimento" da operação da PT, e que o Executivo interveio em duas fases diferentes do processo.

Mundial 2010


Finalmente o dia chegou!

Começa hoje na África do Sul o primeiro campeonato do mundo no Continente Africano.
Segundo as notícias que vão chegando, o ambiente é de festa por todo o lado com ruas cheias de gente vinda dos quatro cantos do Mundo.
Os números anunciados são impressionantes. 210 países deslocaram para este evento 510 canais de televisão e os profissionais de televisão e rádio, são à volta de 15000. Pensa-se que este Mundial será visto por 30 mil milhões de pessoas em todo o mundo.
Novecentos fotógrafos e três mil jornalista, da imprensa escrita, estão creditados para fazerem a cobertura dos jogos, o que constituem um verdadeiro recorde, na cobertura de qualquer evento até aqui realizado.
Esperamos todos que este campeonato seja um sucesso em todas as suas vertentes- sociais, desportivas, económicas etc.
Já agora, puxando aqui, a "brasa à nossa sardinha" que a equipa portuguesa represente dignamente (também com resultados desportivos) o futebol do nosso país.

Medicamentos


Ausência de portaria dos ministérios da Saúde e da Economia impede laboratórios de colocar milhares de medicamentos mais baratos no mercado.
(...)Em causa estão milhares de medicamentos, sobretudo os que custam "menos de 15 euros, cujos preços não são revistos há três anos. Os restantes podem sofrer ajustes, mas menores, porque todos os anos têm alterações", refere fonte da maior farmacêutica em Portugal. Além disso, "os preços aos armazenistas - que são os que são comparados - já baixaram 4% com as alterações às margens anunciadas pelo Governo.
(Jornal DN)

Claro! estes atrasos, revertem sempre a favor do mesmo lado. Nunca é para beneficio dos mais necessitados, daqueles que o fim-do-mês está sempre longe, longe e, quando se chega lá, já devia ser novamente.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ciclo sobre Álvaro Cunhal


Durante o mês de Junho o PCP vai realizar um ciclo sobre Álvaro Cunhal intitulado «Uma vida dedicada aos trabalhadores e ao povo, ao ideal e projecto comunistas». O ciclo começa com uma sessão sobre «O Partido com Paredes de Vidro», que se realiza no dia 14, na Casa do Alentejo. Em conversa com Francisco Lopes, do Secretariado e da Comissão Política do Partido, abordámos esta primeira iniciativa e os seus objectivos, e levantámos o véu à sessão que se segue – no dia 22, no Tribunal da Boa Hora, evocando os 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal.

(Entrevista no Jornal Avante)

O negócio PT/TVI




Pacheco Pereira entende que a comissão de inquérito sobre o negócio PT/TVI “deixou de ter um funcionamento democrático”. O deputado acusa Mota Amaral de não reunir a comissão e ameaça divulgar na sexta-feira os despachos do procurador Marques Vidal.
(Jornal Público)


Com as "comadres" zangadas... Iremos saber o que falta???

Hoje é o primeiro dia.



Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida. «Não ande de costas voltadas para a vida».
Bom feriado para todos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Homenagem a Vasco Gonçalves




No dia em que faz 5 anos que faleceu o General Vasco Gonçalves um grupo de amigos e familiares , realizam uma romagem à sua campa, no próximo dia 11 de Maio, 6ª feira, às 11h00 no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
A Associação 25 de Abril, da qual o General Vasco Gonçalves é Sócio de Honra, apoia e associa-se a este evento.

Apareçam.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Concurso Gastronómico de Almada



Até 18 de Junho, 31 restaurantes participam na 6ª edição do Concurso Gastronómico do Concelho de Almada.

Portugal bate Moçambique (3-0) no último ensaio.




Marcadores: 1-0, Danny (52); 2-0, Hugo Almeida (75); 3-0, Hugo Almeida (83)
(Jornal A Bola.PT)

Ter relações sexuais após 25 anos de casado é trabalho ou prazer???

Um Presidente de uma determinada empresa, casado há 25 anos, está na maior dúvida se ter relações sexuais com a mulher, depois de tanto tempo de casamento, é trabalho ou prazer. Na dúvida, ligou para o Director Geral e perguntou-lhe o que ele achava. O Director ligou para o Vice-Director e fez a mesma pergunta. O Vice-Director ligou para o Gerente Geral e fez a mesma pergunta. E assim seguiu-se a corrente de ligações até que a pergunta chegou ao Sector Jurídico e o Advogado Chefe perguntou como de praxe, para o Estagiário que estava todo atarefado fazendo mil coisas ao mesmo tempo. - Rapaz, você tem um minuto para responder se quando o Presidente da empresa tem relações sexuais com a mulher dele é trabalho ou prazer??? - É prazer, Doutor!!! - respondeu o Estagiário prontamente e com segurança. - Como é que você pode responder isso com tanta segurança e certeza? - É que... Se fosse trabalho, já tinham mandado eu fazer !!!
( mail de um amigo)

Notícias nos jornais.


Utentes de Lisboa protestam contra "degradação progressiva" de serviços de saúde



«Em declarações à agência Lusa, Pedro Duarte Silva, um dos promotores da concentração, contestou "a falta de médicos de família, enfermeiros, pessoal administrativo, instalações" e o encerramento "projectado" de centros de Saúde, como o da Ajuda. « Jornal I»
As palavras de "ordem" dos senhores do Governo têm sido estas: Apertar o cinto, desemprego, encerramento de serviços de saúde e escolas, aumentos nos impostos e bens de primeira necessidade, congelamentos de salários, precariedade no trabalho, maior mobilidade dos trabalhadores, aumento das horas de trabalho e baixos salário, Etc. etc.
Até quando ( pergunto eu!), iremos aguentar, estas brutalidades que diariamente nos vão apresentando como único remédio para sair da crise???

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Capas de jornais (4)


(...)Este ano, cerca de 94 mil crianças são, em média, assistidas por dia pelos bancos alimentares, número que seria ainda maior se incluísse a Madeira, que não é abrangida pela rede.

Há muito que a responsável do Banco Alimentar alertou para os "novos pobres". Aqueles que têm emprego e até um salário fixo, "mas cujo rendimento não chega para cobrir as despesas". Nesta categoria, incluiu trabalhadores a recebido verde, outros afectados pela precariedade e aqueles que não conseguem pagar os créditos.
(Artigo de Carla Soares Aqui)Não vale a pena meter a cabeça na areia ou assobiar para o lado, senhores governantes, a POBREZA EM PORTUGAL É INFELIZMENTE, UMA REALIDADE MUITO PREOCUPANTE.

domingo, 6 de junho de 2010

Hoje pode ser dia de cinema

Wendy e Lucy




Sinopse
Wendy partiu da sua casa no Indiana rumo ao Alaska, na companhia da cadela Lucy, na esperança de arranjar um emprego de Verão, numa fábrica de conservas de peixe. Quando o carro avaria, perto de Portland, Oregon, a precária condição financeira de Wendy entra em colapso e Wendy vê-se obrigada a enfrentar uma série de desafios que não esperava.

Bom domingo e bons filmes.

sábado, 5 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Romagem a Catarina Eufémia em Baleizão


«No ano em que se estão a assinalar os 35 anos do início da Reforma Agrária nos campos do Alentejo e em que Portugal, os trabalhadores e o povo português estão a sofrer com o PEC, esta iniciativa está naturalmente inserida na luta mais geral contra mais uma grande ofensiva da direita e do capital, que conta “naturalmente” com o empenho do PS e do PSD», afirma o secretariado da Dorbe em nota de imprensa.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, marca presença na romagem a Catarina Eufémia, em Baleizão, no próximo domingo, 6, às 11:00 horas.
(Alentejo Popular on-line)

Capas de jornais (3)


Pergunta desnecessária: Se o PS não é capaz de resolver os problemas internos, como poderá alguma vez resolver os do País?

quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Abril" Ficou mais pobre


Faleceu ontem aos 84 anos o Almirante Rosa Coutinho, um dos militares do Movimento das Forças Armadas que planeou e participou na revolução de Abril de 1974.

Obrigado companheiro e camarada, pelo empenho, pela dedicação e pela coragem na construção de Abril.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Guatemala



«Um prédio de três andares foi engolido este fim-de-semana pela abertura de uma cratera gigante no centro da capital da Guatemala. A tempestade tropical Agatha que assolou a América Central poderá estar na origem da cratera mas as autoridades ainda estão a investigar o sucedido».

terça-feira, 1 de junho de 2010

Prémio Camões


O prémio Camões 2010 foi atribuído ao poeta brasileiro Ferreira Gullar. Distinguido pela "nota pessoal de lirismo" e "valores universais" no seu trabalho.
"Esta é a 22ª edição do Prémio Camões, atribuído pelo Estado Português e Brasileiro desde 1989, que distingue anualmente um escritor de língua portuguesa que, pelo conjunto da sua obra, contribua para o enriquecimento do património literário em português. O valor do prémio é de cem mil euros (50 mil euros pagos por Portugal e quantia identica paga pelo Brasil) e será entregue numa data a anunciar em Lisboa.
(Público)

Dia cinzento para a maioria dos Portugueses.


As novas tabelas de retenção na fonte entram em vigor a partir de hoje, já com os aumentos estipulados pelo Governo, aplicando-se assim a todos os vencimentos pagos a partir do dia de hoje.