quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pergunta do dia

A quantos PECs estamos do fim do ano???

Há quem diga já, que no próximo PEC (dentro de pouco tempo), todos seremos obrigados a entregar os códigos de acesso das nossas contas bancárias  ao Ministro das Finanças, para este tal como as empresas de "Rating" gerirem a favor do Estado, os nossos parcos recursos. 

Os critérios jornalísticos e a vida no bairro

Hoje, quando ao virar na esquina que dá para o quiosque, onde me dirigia para comprar o jornal, reparei que, a Maria Luísa, rapariga criada aqui no bairro, estava à conversa  com a vizinha do cão num tom acima do  habitual, o que estranhei.
Á medida que me fui aproximando de ambas, apercebi-me que a conversa era à volta das manifestações de ontem em Lisboa e no Porto e a respectiva cobertura que os jornais portugueses lhe tinham dado.
Maria Luísa (ML) estava de facto irritada porque para ela, tinha sido a primeira vez que tinha participado numa tão grande manifestação-palavras suas- e achava escandaloso que os meios de comunicação não lhe tenham dado o devido relevo como ela achava que era justo . Ao seu lado a vizinha do cão, mulher de um ex trabalhador da Lisnave, tentava explicar-lhe que a vida é feita de opções; e as opções dos trabalhadores não são as mesmas das dos patrões sendo que, são estes que estão a mandar nos jornais, televisões e na maioria das rádios!.
Entretanto, chegou a minha vez de ser atendido no quiosque, coloquei a moeda de um euro na mão do Sr. António, ele deu-me o jornal desejando-me ( como sempre o faz ), um bom dia e lá fui para o café em frente na procura de encontrar no meu jornal as reportagens das manifestações que a (ML) não viu referidas nas capas dos jornais e, as quais tinham tido uma participação de 50 mil pessoas em Lisboa e 20 mil no Porto segundo ouvi ontem, numa rádio local. 

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dia de luta

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES), marcou para hoje em Bruxelas uma manifestação sob o lema  "Não à Austeridade" e contra a revisão das leis laborais que juntará delegações de todos os países. São esperados em Bruxelas cerca de 100 mil sindicalistas europeus nesta jornada de luta.
Em Portugal, por organização da CGTP-IN estão marcadas para a mesma hora (15 horas), duas concentrações: Uma em Lisboa no Marquês de Pombal e outra no Porto, na Praça dos Leões e Batalha.
Além de Portugal, a República Checa, a Lituânia, a Letónia, o Chipre,  a Roménia, a Polónia, a Servia e a Irlanda organizarão também acções de luta próprias nos respectivos países. 
Em Espanha hoje é dia de greve geral, marcada pelas duas maiores Centrais Sindicais em protesto contra a reforma das leis do trabalho que o Governo se prepara para aprovar.

Pronto, a informação fica dada, se achar que estas questões o afectam participe, juntando-se assim, aos muitos milhares que hoje vão dizer presente!... Por toda a Europa.  



terça-feira, 28 de setembro de 2010

A receita...

Governo tem de congelar salários e aumentar impostos«DN»

Esta receita, já os portugueses conhecem bem! Há mais de trinta anos que nos a andam a impor e foi com ela  (a receita) que o pais chegou a onde se encontra hoje.

Aqui chegados,  o que temos que fazer é dizer a esta gente que estamos fartos! Mas que não estamos cansados para lutar até onde for preciso, para que esta situação se altere no sentido de serem resolvidos os problemas económicos do sociedade portuguesa a favor dos mais desprotegidos. Por isso amanhã lá estaremos ( na rua...), para dar-mos uma primeira resposta, aqueles que todos os dias vão "engordando" à custa dos mais pobres.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Manif. dia 29



Tempo de Antena da CGTP-IN - RTP1 - 27 de Setembro de 2010

Entrevista

Jorge Miranda: "Não é sensato um país em crise entreter-se com o processo de revisão constitucional" «Público»

 Poucas vezes concordo com o professor Jorge Miranda, mas desta vez parece-me que tem toda a razão. Não entendo lá muito bem a verdadeira necessidade de uma revisão constitucional nesta altura e, que só por si, venha  a resolver a crise económica do país, como os partidos da direita estão permanentemente a reivindicar.

domingo, 26 de setembro de 2010

Os números e as políticas

O número de desempregados que não recebem subsídio não pára de aumentar. Em Agosto, eram já 208 mil, mais 12 mil (6,3%) que no mês anterior. Ou seja, mais de um terço (38%) dos desempregados não tem direito a qualquer apoio. «DN»

As políticas neoliberais destes  partidos que há mais de trinta anos têm estado no Governo, conduzem sempre ao mesmo resultado. Ou seja: Tratar de empobrecer os mais pobres e enriquecer os mais ricos. Esse tem sido o seu objectivo político desde o primeiro dia que assumem a governação, negando de imediato as promessas feitas em altura de campanhas eleitorais e metendo na gaveta tudo o que seja ideologia política constante nos seus programas partidários.
Vamos entrar novamente em campanha eleitoral em Portugal. Desta vez não é para o Parlamento mas para a Presidência da República. Já existem  neste momento vários candidatos, outros que a comunicação social vai fazendo referência dizem que nim, eu penso que vão aparecer, contudo, apresentem-se ou não mais candidatos eu já fiz a minha escolha, vou apoiar e votar a candidatura de Francisco Lopes, candidato apoiado pelo PCP, partido que foi sempre coerente com os seus princípios ideológicos e que  nunca enganou  o povo. Tudo aquilo que foi prometido por este partido em campanhas eleitorais foi  sempre cumprido em todos os patamares da vida pública onde lhes foram confiadas responsabilidades.
Cabe a cada um, individualmente assumir as suas responsabilidades nas escolhas que vai fazer e, no fim de apurados os resultados que ganhe aquele que maiores garantias ofereça ao povo, na defesa dos seus interesses económicos e políticos. Eu sei qual deles é, espero que todos o saibam também.

sábado, 25 de setembro de 2010

A despesa pública



«Depois de casa arrombada trancas à porta»!

Então as consequêcias são estas...???

A empresa Águas de Portugal é uma empresa que funciona em corda livre, não depende de ninguém???

Isto...é tudo uma vergonha!







sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Impostos

Empresa vende 1,7% do PIB, está na zona franca da Madeira e não paga impostos. «I»


Será que o Governo estará a trabalhar para resolver este e outros problemas de injustiça fiscal? Bem! pelo conteúdo da última intervenção do Ministro da Finanças por causa do novo orçamento, tudo indica que as preocupações do Sr. são outras...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A crise...

Bruxelas confirmou que dezassete membros da primeira Comissão de Durão Barroso recebem actualmente subsídios de reintegração que variam entre 40 e 65 por cento (dependendo do número de anos em Bruxelas) do seu salário de base, que ascende a 20.300 euros por mês (fora despesas de residência e representação) ou 22.500 para os vice-presidentes. A excepção é a sueca Margot Wallström, que não consta da lista fornecida por Bruxelas, enquanto que os restantes nove comissários foram reconduzidos na nova Comissão que entrou em funções em Fevereiro.«Público»


Também a crise como o sol quando nasce, não é para todos...

E você, o que diz a isto???

Rivoli Teatro Municipal




O que se passa com a empresa (Todos ao Palco), a quem a Coligação PSD/CDS entregou o Rivoli Teatro Municipal do Porto que segundo informações não está a pagar os vencimentos aos seus funcionários, contradizendo assim -conforme noticiado- Rui Rio que diz ser um êxito?

Imagem...

«Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento»

A imagem que o Governo e os seus comentadores de serviço, mais a maioria dos órgãos de comunicação social transmitem para fora do país, é esta:1) Em Portugal existe uma trapalhada nas contas públicas que ninguém entende.
2) Os Ministros e os Órgãos de Soberania, são uns tótós.
3) Os relatórios que têm enviado à UE, revelaram-se não dizerem a verdade sobre a situação económica do país.
4) Neste cantinho à beira-mar plantado, só o sol como estrela brilhante, é de confiança.

É uma vergonha que Portugal aceite que venha alguém da UE ou de outro sítio qualquer dizer aos portugueses o que deve ou não deve constar, do Orçamento do Estado para 2011.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Das minhas fotos

Foto de JL

Hoje foi possível ver este por-do-sol.

Reflexão

Paulo Bento foi ontem oficializado como o novo seleccionador nacional. A nova equipa técnica vai custar à FPF metade do que custou Carlos Queiroz. Bento vai receber cerca de 70 mil euros por mês, um milhão por época. Queiroz ganhava 140 mil mensais... «JN»

Não sendo eu capaz de avaliar o justo valor de um ordenado mensal de um treinador de futebol,mas, olhando para o estado geral do nosso país, entendo ser uma afronta com raios de provocação os valores anunciados, para quem vive no seu dia-a-dia com com enormes dificuldades económicas, chegando infelizmente em muitos casos da nossa sociedade, a deixar de cumprir planos de tratamentos de saúde, por não ter dinheiro para comprar os medicamentos.
Vivemos de facto ainda, num Mundo com enormes injustiças sociais, e, contudo continuamos a assobiar para o lado fingindo que nada se passa á nossa volta permitido que tudo isto vá acontecendo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sondagens


A confirmar-se os resultados das últimas sondagens, o Brasil vai ter pela primeira vez uma mulher no Palácio do Planalto.
Dilma Rousseff, candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula da Silva, continua a subir nas preferências do eleitorado e tudo indica que irá ganhar logo na primeira volta.
A sondagem referida foi encomendada pela "Folha de São Paulo" e da Rede Globo, que indicava 51% para Dilma, 27% para José Serra (PSDB) e 11% para Marina Silva (PV).
As eleições vão ter lugar no dia 3 do mês de Outubro e vamos esperar que desta vez as sondagens estejam certas.

domingo, 19 de setembro de 2010

Benfica 2 - 0 Sporting

O Benfica venceu esta noite o Sporting por 2-0 em jogo a contar para a quinta jornada do campeonato.

Num jogo bem disputado, o Benfica apresentou-se durante todo o jogo numa forma mais bem organizado, tanto na defensiva como na linha avançada, criando aí grandes dificuldades aos jogadores do Sporting.

O resultado final foi justo e, como tal, o Ponta Esquerda deixa aqui, os parabéns a todos os visitantes benfiquistas.

sábado, 18 de setembro de 2010

Sendo sábado, temos música.

A proposta musical para hoje é este fado muito antigo, na bela voz da mexicana Lila Downs.

Espero que gostem desta interpretação.







FOI NA TRAVESSA DA PALHA


Foi na Travessa da Palha
Que o meu amante, um canalha,
Fez sangrar meu coraçao:
Trazendo ao lado outra amante
Vinha a gingar petulante
Em ar de provocaçao.

Na taberna de friagem
Entre muita fadistagem
Enfrentei os seus rancores,
Porque a mulher que trazia
Com certeza nao valia
Nem sombra do meu amor.

A ver quem tinha mais brio
Cantamos ao desafio
Eu e essa qualquer.
Deixei-a perder de vista
Mostrando ser mais fadista
Provando ser mais mulher.

Foi uma cena vivida
De muitas da minha vida
Que não se esquecem depois,
Só sei que de madrugada
Após a cena acabada
Voltamos para casa os dois.

Bom sábado e boa música.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Política social

Mais de um milhão de pensionistas de baixos rendimentos vão deixar de ter medicamentos grátis, um benefício que lhes foi atribuído há pouco mais de um ano. Também a comparticipação de alguns dos remédios que são dos mais usados em Portugal, como antiácidos e anti-inflamatórios, vai diminuir para quase metade (baixa de de 69 para 37 por cento), já a partir de segunda-feira. «Público»
O Governo anunciou ontem a "descida dos preços dos medicamentos e a revisão de algumas regras de participação", escondendo assim, a verdadeira notícia que era, a de que a partir de segunda feira os mais pobres, os mais carenciados, aqueles que precisam de medicamentos diariamente até ao fim da sua vida, terão que os pagar mais caros se ainda tiverem algum dinheiro para isso, por que a alternativa é não os tomar .
Para mim e muitos portugueses, a boa notícias seria a de que o governo tinha feito as malas e zarpado para bem longe e já não voltaria mais a prejudicar sempre os mesmos: aqueles que menos podem economicamente.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Resultados escolares

...
A secundária Alves Martins, em Viseu, conseguiu que 27 alunos entrassem em Medicina, o curso superior com a média mais alta no País. Um feito do qual poucas escolas do País se podem orgulhar.
«DN»

É de facto surpreendente o numero elevado de alunos com médias tão altas.
Quando uma única escola consegue tais resultados -27 alunos entrarem nas faculdades de Medicina do Porto, Coimbra e Lisboa; 15 alunos em Arquitectura e outros alunos que apesar de terem médias altas optaram por outros cursos como Medicina Dentária, Veterinária e Nuclear, é certamente de muito mérito o trabalho que nesta escola se faz.
O seu director Adelino Pinto, diz: este "sucesso mostra que é sinónimo e resultado de bons alunos, bons professores e boas práticas". Há ainda quem afirme que se devem também, em haver grande estabilidade do corpo docente, o que em meu entender, me parece preponderante.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pois é....



Para que isto... mude, temos todos que puxar a corda no sentido certo, e, esse sentido é o de quem defende políticas na defesa dos mais pobres e mais desfavorecidos.

Pobreza

...
"O modelo económico actual é injusto, indecente, desigual, desproporcionado e agrava a pobreza e a exclusão social", afirmou o bispo Carlos Azevedo na abertura da XXVI Semana da Pastoral Social, em Fátima.
«DN»

Tal como era exigido á mulher de César, também á Igreja, que parece ter tirado a conclusão acima referida (do meu ponto de vista correcta), das consequências sociais que o capitalismo e o neoliberalismo têm produzido na sociedade, se deverá exigir que não fique apenas pela "imagem", mas que desenvolva acções no sentido de ser alterado o actual modelo económico, para que haja finalmente uma maior justiça, na distribuição da riqueza produzida. Não me parece que venha a ser esse o caminho que a Igreja vá percorrer, nem acredito que a sua hierarquia esteja completamente de acordo com as palavras do seu bispo Carlos Azevedo.
Contudo, se eu estiver enganado, será um bom contributo que a Igreja prestará á sociedade, ajudando assim... consequentemente os mais desfavorecidos.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Assembleia da República


Intervenção do PCP pela voz de Bernardino Soares na AR,interpelando o Governo PS, sobre os cortes nos apoios sociais levados acabo com o acordo com o PSD.
Escute, reflicta e reaja, a estas políticas económicas de direita que todos os dias os governantes deste país, vão tentando por em prática, prejudicando sempre na sua aplicação, aqueles que menos recursos têm.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vida nova

Hoje, segunda feira, começa uma vida nova para cerca de um milhão de alunos que se vão apresentar nas respectivas aulas.
Como vem sendo habitual, o ano lectivo vai iniciar-se com uma lista enorme de problemas por resolver, dos quais, o governo diz que estão resolvidos e as respectivas associações de pais e autarquias dizem que não.
Ao nível do primário, um dos muitos casos apresentado, era o de que ainda na sexta-feira havia concelhos- como o de Lamego- que ainda não sabiam como transportar os alunos do 1º. ciclo transferidos para novas escolas. Estas questões dos transporte de crianças que deverá ser feito em transportes próprios (com vigilantes e bancos com cintos de segurança), causa muitas preocupações aos pais e encarregados de educação por sentirem que não existem garantias totais, que as crianças sejam transportadas nessas condições, mas antes em carrinhas arranjadas á pressa como forma de desenrasca.
Portanto, por muito que o Ministério da Educação se esforce em vir dizer que está tudo a decorrer muito bem, ficam as providências cautelares, as trocas de acusação entre as partes e, o sentimento que infelizmente, ainda há muita coisa para resolver.

sábado, 11 de setembro de 2010

Sendo sábado, temos música.





Eu sou rebelde
Porque o mundo quis assim
Porque nunca me trataram com amor
E as pessoas se feixaram para mim

Eu sou rebelde
Porque sempre sem razão
Me negaram tudo aquilo q sonhei
E me deram tão somente incompreensão

Eu queria ser como uma criança
Cheia de esperança e feliz
E queria dar tudo q há em mim
Tudo em troca de uma amizade

E sonhar, e viver
Esquecer o rancor
E cantar, e sorrir
E sentir só o amor

Hoje voltei novamente ao baú e encontrei isto!...
Bom sábado e boa praia.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Ministra da Saúde e as suas contas.

Hospitais empresa com 1,4 mil milhões de prejuízo em cinco anos
...
Só no primeiro semestre do ano os prejuízos dos hospitais com gestão empresarial ascenderam aos 213 milhões de euros (chegando aos 216 milhões tendo em conta os resultados líquidos), segundo dados divulgados no site da Administração Central do Sistema de Saúde. O número representa um aumento de 153,8% em relação a igual período do ano anterior. Porém este valor ficou de fora das contas da ministra da Saúde, Ana Jorge, quando na semana passada anunciou uma redução de 10% do défice da saúde, para os cem milhões de euros.
«I»

O que levaria a Sra. ministra da Saúde, Ana Jorge, a referir tais números com tamanha incorrecção?
Será informação recebida, viciada?
Será problema de memória?
Será falta de competências em análise de gestão no "seu" Ministério?
Será para tentar "enganar o chefe"...? Ou será tudo isto, uma trapalhada política daquelas a que o Governo nos vem habituando?.
A conclusão parece-me óbvia, contudo, fica para que cada um tire a sua.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Isto não pode continuar assim!...

Nunca Portugal, o qual queremos que seja de Abril, esteve tão profundamente enterrado no lamaçal da incompetência e ao mesmo tempo, a entrar em rota de colisão com tudo aquilo que são os seus valores e que o definem como um país.

Os governos e os seus mandantes que têm estado sentados nos gabinetes a fazer tudo menos tratar da defesa dos interesses dos portugueses, conduziram o país ao estado deprimente em que nos encontramos hoje. A Educação está como todos sabemos; a Saúde é o que é, os doentes entram nas instituições para serem operados á vista e saem cegos; a Justiça temos notícias diárias como funciona mal; o número de desempregados todos os dias sobe, etc, etc. Finalmente, para fechar o arco do desagrado, até a Federação Portuguesa de Futebol se apresenta neste estado lamentável que tem demonstrado, ao não resolver rapidamente o problema do Seleccionador Nacional e, com isso, introduzindo factores de instabilidade no seio da Selecção os quais têm conduzido aos resultados desportivos negativos que se estão a verificar.

Isto não pode continuar assim!... este não é seguramente o país que nós queremos.
Mas se o país está neste ponto, a responsabilidade, não é só dos governantes mas também de todos nós, porque ao fim-e ao-cabo, não temos sabido escolher quem deverão ser aqueles que nos vão governar.

Neste quadro deprimente que é a situação do país, quero deixar aqui uma nota de esperança, dizendo que este belo país que é o nosso tem futuro, o que se está a passar não é nenhum castigo sobrenatural que caiu aqui de para-quedas e que nos condenou a termos que viver assim o resto das nossas vidas. O que temos que fazer é acreditar na nossa força e sermos consequentes para que as políticas neste país sejam outras, por forma a resolver os problemas do povo e vivermos todos melhor. Assim, faço um apelo, para que já no próximo dia 29, participemos massivamente na jornada de luta marcada pela CGTP, contra o desemprego e as injustiças de toda a ordem que diariamente nos entram em casa.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Chips de matrícula entram em vigor quarta-feira

"A instalação do dispositivo electrónico de matrícula nos veículos automóveis (...) é facultativa e depende da adesão voluntária do respectivo proprietário", lê-se no artigo 3.º da lei n.º 46/2010, hoje, terça-feira, publicada. «JN»

Greve geral em França

Os franceses estão hoje a fazer uma greve geral em todo o país, contra as politicas ultimamente anunciadas que vão desde a alteração à idade da reforma (dos 60 para os 62 anos), até à expulsão dos ciganos.

Os sindicatos contam reunir cerca de dois milhões de pessoas nas ruas e as sondagens anunciavam que mais de 70% dos franceses apoia a greve geral, numa clara oposição às medidas propostas por Sarkozy.

Esperamos que lá, como cá, os responsáveis políticos, tenham disponibilidade para ouvir o que dizem as pessoas e atender às suas justas reivindicações.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Afesta acabou, para o ano há mais.


A festa do Avante terminou ontem mais uma edição.
Ainda há tão-pouco tempo que os portões fecharam e já sentimos saudades.
Como diria o Chico Buarque em Tanto Mar, foi bonita a festa, pá! Eu estou muito, muito contente!
No próximo ano lá estaremos como sempre.

Eleições

O Presidente da República afirmou ontem que "é fundamental falar verdade aos portugueses" para que o país consiga atingir "o grande objectivo" de redução da taxa do desemprego. «Público»
Eu, que entendo pouco destes "recados", julgo que seria fundamental para a compreensão deste problema pelos portugueses, o Sr. Presidente da República dizer a todos nós quem afinal ele acha que anda a mentir nestas matérias.

domingo, 5 de setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Música ao entardecer.



Um resto de dia bom para todos.

O Estado da Nação

O jornal Público informa hoje que «Inércia do Estado leva à prescrição de quase 65 mil execuções fiscais».
Andam o Governo permanentemente a argumentar que há trabalhadores a mais na Função Pública, mais isto... e mais aquilo... e depois apresentam resultados destes que só podem deixar revoltado quem os lê e faz do seu dia-a-dia uma luta constante para cumprir as obrigações fiscais e sociais neste pais..

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Piscina de 50 metros do Belenenses encerra Hoje


No meio de grandes polémicas com alguns sócios, a direcção do Belenenses resolveu mandar encerrar hoje a sua piscina de 50 metros, argumentando falta de receitas. Finca assim, a zona de Lisboa, reduzida apenas a duas piscinas olímpicas: A da Cidade Universitária e a do Jamor em Oeiras.
Penso que as entidades desportivas Nacionais desta modalidade,e, eventualmente outras, deviriam disponibilizar mais apoios (através de parcerias), para que, infra-estruturas destas que tantos atletas ajudou a formar, não acabassem assim...