segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Gripe A

Começa hoje a primeira fase da vacinação dos portugueses Contra a Gripe A com a administração de 54 mil doses de vacinas destinadas ao grupo A.
Como sabemos, esta vacina é a Pandemrix e é uma das três que está autorizada a ser vendida no Mercado da União Europeia, em que é utilizado na sua cofecção um vírus inactivo, para o qual ainda não existe qualquer histórico de efeitos adversos.
Este fim-de-semana, ficamos a saber em declarações à TSF pelo porta-voz do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Infecciosas, Paulo Moreira, que existe nos países da União Europeia,um forte receio quanto à vacina, sobretudo nos profissionais de saúde.«Em média 60 por cento a 80 por cento não estão e pensar vacinar-se».
Segundo o último balanço da OMS, a gripe A (H1N1) matou cerca de 5 mil pessoas em todo o Mundo. Enquanto a tuberculose mata todos os anos 2 milhões de pessoas, o fármaco mais recente para a tuberculose é de 1968,o teste de detecção remonta a 1890e a vacina (BCG) é de 1919 e é em muitas situações ineficaz.
Sabemos que uma nova vacina contra a tuberculose, está a ser desenvolvida nos Estados Unidos,mas o seu desenvolvimento levará ainda cinco a dez anos.
São estas pequenas notas que aqui deixo, para reflexão de cada um de nós,em relação a estas matérias que penso serem da maior importância na actual situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário