sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago ( 1922-2010)



A partir de hoje com a morte de José Saramago, a cultura portuguesa, o povo português, a literatura em geral e o Partido Comunista Português onde ele esteve até ao fim da sua vida, ficam irremediavelmente mais pobres.

8 comentários:

  1. O ser humano nasce e morre (verdade lapalissiana). Ficamos mais pobres é verdade mas Saramago nunca será esquecido quer pelas sua obras quer pela sua maneira de ser.

    ResponderEliminar
  2. Olá Becas
    O não ser esqecido é o resultado de ter feito obra. Neste caso e em meu entender obra positiva.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Ja não era sem tempo... o senhor além de louco e demente mental já devia uns aninhos à cova. Não gosto de saramago tampouco das "porcarias" que escrevia. É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Eu, como a maioria dos portugueses,senti muito a morte de Saramago,e agradeço a forma como elevou o nosso país dentro e fora de portas e ao sr anónimo só quero referir que se tivésse lido algumas das porcarias que Saramago escreveu se calhar não escrevia disparates como # demente mental # e talvez soubésse o que é um pleonasmo!!!

    ResponderEliminar
  5. Sra francisca ( prós amigos chiquinha vermelha... :-D)
    muito obrigado pela lição de gramática e pelos ensinamentos sobre figuras de estilo presentes na semântica da língua portuguesa... os pleonasmos consistem num artifício linguístico muito utilizado por vultos literários da nossa praça tais como Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão e um pouco mais na génese das nossas origens (upppsss... génese e origens= pleonasmo) para reforçar uma ideia que se exprime fonéticamente.
    Já agora, oh minha senhora? soubésse? ou soubesse? Já ouviu falar em sílabas tónicas? Mas está perdoada, afinal é leitora e fã dos livros saramaguenses... não se pode exigir ás pessoas que digam o que não sabem... Mas perdoa-se porque afinal na sua altura só se fazia a 4ª classe porque o liceu e a escola industrial era um luxo burguês. Beijinho grande com "amizade"... :-P

    ResponderEliminar
  6. Ao anónimo e, para terminar arrumando de vez a questão, só queria dizer que não pretendi dar-lhe lições de gramática,mas se aprendeu algo , tanto melhor; e, quanto ao epíteto de chiquinha vermelha nem me vou dar ao trabalho de comentar porque se o mesmo representar um "mimo" ,como sabe, isso só é considerado e aceite no círculo de amigos de cada um , e, do meu não constam anónimos , por outro lado, se for de carácter ofensivo ele vai de volta porque felizmente não ofende quem quer mas sim quem pode !!!

    ResponderEliminar
  7. Óh chiquinha da velha senhora... já alguém lhe disse que é um pouco parva? beijinhos.

    ResponderEliminar