segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Contas do IRS serão diferentes este ano*

A maioria dos contribuintes vai receber menos reembolso de IRS e alguns ainda vão ter imposto a pagar devido ao corte nas deduções, apesar de já terem ficado sem metade do subsídio de Natal.
A garantia é dada por Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) que, em declarações à Lusa, lembra que “a maioria dos contribuintes vai ter uma redução drástica do reembolso [de IRS] que estava habituado a receber”.

A razão, acrescenta, são “as novas regras” em termos de liquidação e a sobretaxa de IRS de 3,5 por cento que, apesar de já ter levado a um corte de 50 por cento do subsídio de Natal em 2011, vai ainda fazer-se sentir depois de terminado o apuramento do imposto.

Na prática, durante 2011, os contribuintes foram sujeitos a retenção na fonte todos os meses e, em Dezembro, tiveram uma retenção especial de 50 por cento sobre o subsídio de Natal.

Esta retenção foi a forma encontrada para aplicar já em 2011 a sobretaxa de 3,5 pontos percentuais que o Governo somou a todos os escalões de IRS.



  

No entanto, só em 2012, depois de entregues as declarações de IRS referentes a 2011 e de o fisco ter calculado o deve e o haver de cada contribuinte é que se vai saber se o que foi descontado em 2011 foi suficiente, e não é preciso pagar mais imposto.   Leitura completa desta informação «aqui».

* Sol/Sapo.pt




Sem comentários:

Enviar um comentário