Fumar faz mal
A Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou os números aterradores do cancro no pulmão provocado pelo tabagismo.
Informa esta organização que 90% dos casos de cancro do pulmão,70% das bronquites crónicas e 25% das doenças cardíacas, têm origem na inalação do tabaco, sendo por isso responsável em todo o mundo por cerca de um milhão de mortes por ano.
O cancro do pulmão como sabemos, não é uma doença exclusiva dos fumadores,mas na verdade está muito associada a eles. Há outros grupos de risco; ex-fumadores, fumadores passivos, mineiros, trabalhadores da industria química e pessoas com um historial familiar neste tipo de doenças.
Assim sendo, e, se ainda é fumador lembre-se que está na "primeira fila" para contrair esta doença que a OMS estima que em 2020 os malefícios do tabaco provoquem mais mortes do que a Tuberculose, HIV e Acidentes de Viação.
É, de facto, um problema que a todos deve preocupar por se tratar de uma questão de Saúde Pública visto afectar os fumadores e as pessoas que estejam por perto; quer seja nos ambientes de trabalho ou nos espaços de convívio, cafés e restaurantes que muitos resolveram contornar a lei vigente com certas "engenharias" que resolvem muito mal as exigidas extrações de fumos e tratamento do ar nos espaços públicos fechados.
Feito o alerta, a vontade para deixar de fumar ou não, é sua!
Feito o alerta, a vontade para deixar de fumar ou não, é sua!
Um conselho muito bom, Joao! Embora eu nao fumo, mais é apreciado para esses que têm o mal hábito.
ResponderEliminarUm abraço, amigo !
Deixei há 6 anos... mas quase todos os dias me lembro do cigarrito!
ResponderEliminar