quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tratamento do lixo

Todos os dias aparecem notícias que nos levam a pensar como poderia Portugal ser diferente se o Governo estivesse "virado" para resolver os problemas deste país e não como vem sendo sua política, resolver apenas os de alguns.

Esta do aproveitamento dos resíduos é, em meu entender, uma medida positiva.

A notícia, desta vez era: Em Avis vai ser construída uma central de energia para produzir electricidade a partir de resíduos, através do biogás obtido por digestão anaeróbia (processo biológico onde a matéria orgânica é transformada em metano e dióxido de carbono na ausência de oxigénio).

Segundo a mesma informação, já existem nove estruturas deste tipo em pleno funcionamento, com uma produção de energia para 112 mil famílias e segundo contas do Ministério do Ambiente, esta produção evita que Portugal importe 207 mil barris de petróleo por ano o que não sendo muito significativo já é alguma coisa que se poupa neste sector.

Esta energia produzida nestas centrais a partir do lixo, além dos ganhos económicos que são sempre de louvar, trazem ainda vantagens em termos ambientais, uma vez que o lixo que é utilizado para produzir esta energia, não vai para os aterros e passa a ser também, uma mais valia para o ambiente.

É com estas notícias e com o desemprego a diminuir ( que infelizmente teimam em não aparecer), que se poderá dizer que Portugal está no bom caminho, mas para isso é necessário mudar de políticas neste Governo ou noutro.

(Adenda em 18 de Agosto. Avis é uma vila portuguesa do Distrito de Portalegre no Alto Alentejo. Pela omissão desta informação apresento as minhas desculpas.)

3 comentários:

  1. Umas notícias muito boas João mas eu não entendi isso de Avis, talvez e uma cidade de Portugal? (porque para meu e una companhia onde se alugan carros)

    Eu gostei de tua entrada e te felicito, amigo. É necessário expor tudo.
    Uma saudação afetuosa

    ResponderEliminar
  2. Un gusto pasar por su espacio. Le deseo una feliz semana.

    Saludos cordiales.

    ResponderEliminar
  3. De vez en cuando es una alegría saber de buenas noticias y un respiro para el medio ambiente.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar