sexta-feira, 18 de março de 2011

Debate no Parlamento

A novidade do debate de hoje, foi a anúncio que o governo irá entregar na próxima segunda feira (segundo informação do Sr. Primeiro Ministro), uma nova versão para o PEC IV, na Assembleia da República.
Será que na visão política deste Governo ainda existe alguma coisa para tirar aos mais desfavorecidos? Era a pergunta que se fazia hoje no Parlamento após se saber da entrega do novo documento. E, razão têm os que a fazia, porque desde o primeiro PEC que os visados são sempre os mesmos os mais desfavorecidos,  os detentores do capital, esses, passam ao lado dos sacrifícios apesar de Sócrates dizer constantemente que o esforço é exigido a todos. O que não é verdade. Se não vejamos: PEC I- Visados: A classe média e os mais pobres (Corte nos benefícios fiscais em sede de IRS a quem tenha rendimento colectável a partir de 517 € por mês).
PEC II- Visados: Os mais pobres (Um milhão de beneficiários com rendimentos nais baixos ficam sem a majuração de 25 por cento, subida de 1% na taxa do IVA, Subida do IRC)
PEC III- Visados: Os funcionários públicos (Corte nos salários dos trabalhadores do sector público e aumento do IVA para 23%).
PEC IV*- Visados: Os reformados e Pensionistas (Imposto extraordinário de 5% nas pensões a partir de 1500€, congelamento das reformas mais baixas)
*= Anunciado pelo ministro das Finanças na sexta feira dia 11 deste mês.
Perante tudo isto, onde é que está o esforço dos que mais têm? Não o encontro eu, nem a maioria dos portugueses que vêem todos os dias as suas vidas serem cada vez mais complicadas com as políticas destes (des)Governos que par cá vão andando «felizes e contentes» até que o povo resolva terminar com este regabofe da política do centrão.

2 comentários:

  1. A lo mejor deberíamos empezar por salir todos de la UE y comenzar cada país a hacerse sus propias políticas en vez de haber dejado que sea Europa, o sea Alemania y Francia, los que nos dirijan.
    Un abrazo y buen fin de semana. Sigo sin poder pasar tan a menudo como quisiera por los blogs amigos.

    ResponderEliminar
  2. ¿onde é que está o esforço dos que mais têm?
    é uma pergunta excelente... mas esses que "mais tem" nunca a responderão: isso é o CAPITALISMO, silencioso... quando ele é perguntado o que não quer responder.
    Un forte abraço, amigo.
    Bom fin de semana.

    ResponderEliminar