quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Espionagem, mentiras e hipocrisias

Por Carlos Gonçalves, no jornal «Avante!»

Passaram dois meses desde que Passos Coelho – «chefe do Governo» e responsável directo pelo SIRP –, a propósito da espionagem global de milhares de milhões de comunicações electrónicas e contra, pelo menos, 35 «líderes mundiais» (Merkle, Hollande, Dilma Rousseff), afirmou: «não tenho nenhuma indicação específica de que Portugal pudesse ter sido alvo de acções dessa natureza» e «não existe cooperação institucional entre o SIRP e a NSA». Na ocasião, aqui se escreveu que Passos mentia como Sócrates, que também nada sabia sobre o tráfico dos presos da CIA pelo nosso País. E mais se avisou que em breve chegariam provas de operações da NSA em Portugal, na embaixada USA, e em conjunto com o SIRP, incluindo com recurso aos satélites Echelon.
Em Dezembro, o «Expresso» dava notícia das provas de Snowden de que em Portugal opera uma célula do Special Collection Service – de recolha de informação conjunta pela NSA e a CIA – de «âmbito regional» e capaz de aceder a todos as comunicações, incluindo redes e servidores de instituições não estatais.
Questionada sobre a matéria, a embaixada USA não confirmou, mas reconheceu a existência de problemas em tratamento diplomático, isto é, admitiu implicitamente a espionagem. Já este mês, Júlio Pereira, secretário-geral do SIRP, disse na AR que não estava em condições de confirmar ou negar a existência da célula NSA/CIA em Portugal, por «falta de meios técnicos», mas reportou as denúncias de Snowden, admitindo implicitamente a espionagem dos USA.
Pergunta-se – por que continua o Governo a não reconhecer este atentado brutal à soberania nacional e a esbracejar com mentiras e hipocrisias como a de «não haver cooperação com a NSA»? Então e a cooperação entre o SIRP e a CIA e a via diplomática não bastariam para esclarecer e defender os interesses do País, se restasse a esta corja que é Governo um mínimo de dignidade e brio nacional?

A sua hipocrisia pede meças a Obama, que ainda agora disse aos «parceiros mais chegados» que «devem confiar», mas esclareceu – «vamos proteger e sustentar a nossa liderança»(!) Por cá, não esperávamos outra coisa. Mas mais notícias virão sobre a realidade da espionagem da NSA e do SIRP. E a denúncia e a luta vão prosseguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário