segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Salários dos trabalhadores de base caem mais do que os dos gestores

"Desde 2009 os aumentos salariais praticados não têm sido suficientes para compensar a inflação, mas este ano verificamos que o mercado está a diminuir. O efeito de substituição [de trabalhadores] é muito significativo", diz Tiago Borges, responsável em Portugal pelos estudos salariais da Mercer, especializada em recursos humanos.
Notícia do Jornal Público.
 
Contudo, ainda há por aí alguns espertalhaços que acham que em Portugal os salários dos trabalhadores são enooooormees! Logo, e  por via disso, é necessário reduzi-los para valores ainda mais baixos. Insistindo ainda, com  outro argumente, também ele recorrente no neoliberalismo que será por essa via (salários baixos) que as empresas aumentarão a competitividade e o País sairá da crise.
Claro que já todos percebemos, e não é necessário ser economista, que, não é com estas políticas de baixos salários que vamos lá... Antes pelo contrário, o que essas políticas nos ensinam é que por essa via cria-se mais recessão, mais desemprego mais miséria; destoem-se as famílias a economia  e o País.
Chega de "brincadeiras" experimentalistas de maus resultados...
É urgente mudar de políticas, com um governo que tenha a confiança e mobilize os portugueses para a reconstrução de um País  mais justo,  com o seu povo mais confiante e mais feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário