quinta-feira, 3 de julho de 2014

COMEDIANTE BEPPE GRILLO JUNTA-SE AO NEOFASCISMO


Por Pilar Camacho, Estrasburgo, em Jornalistas Sem Fronteiras

Os 17 eurodeputados do Movimento Cinco Estrelas do comediante italiano Beppe Grillo juntaram-se ao Grupo Europa da Liberdade e da Democracia Directa (GELDD), expressão organizada do neofascismo no Parlamento Europeu.
“Caíram por terra todas as ilusões que pudessem existir quanto à frescura, inovação e poder contestatário deste movimento”, comenta Stefano Gualdieri, funcionário parlamentar italiano.
O Movimento Cinco Estrelas representa a segunda maior força do grupo, que assenta sobretudo nos 24 eleitos dos neofascistas britânicos designados Partido da Independência do Reino Unido (UKIP na sigla anglo-saxónica), organização xenófoba de Neil Farage que combate a imigração no Reino Unido.
“Não sei se o Cinco Estrelas poderia ter escolhido melhor ou se encaixa exactamente onde deve estar: assim demonstra que os seus conceitos ‘anti política’, ‘anti sistema’ ou ‘anti corrupção’ são aspectos variados de um mesmo populismo com que se pretendem disfarçar velhos e novos fascismos”, afirma ainda Stefano Gualdieri.

“Quanto à democracia directa”, acrescentou o funcionária parlamentar, “ficamos também a saber que a farsa política de Beppe Grillo não tem limites quando se trata de tentar desacreditar ideais políticos a pretexto do combate às más práticas políticas”.
O Grupo Europa da Liberdade e da Democracia Directa não reúne todas as tendências fascistas representadas no Parlamento Europeu. Tem 48 deputados, que além do UKIP e do Cinco Estrelas representam os Democratas Suecos, organização fundada por um colaboracionista nazi; o Partido da Ordem e Justiça da Lituânia; os Cidadãos Livres da República Checa; e a União Camponesa da Letónia. O grupo integra ainda uma dissidente da Frente Nacional de França.
Choques de lideranças entre os neofascismos francês e britânico deixaram de fora da organização de grupos do Parlamento Europeu a forte representação da Frente Nacional francesa, com 24 deputados, todos eles considerados sob a designação “não inscritos”, como também os eleitos do Aurora Dourada da Grécia e do Jobbik da Hungria. 


Pilar Camacho, Estrasburgo

Sem comentários:

Enviar um comentário