segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vítórias e derrotas

Bem,todos ( Partidos e coligações, com assento na Assembleia da Republica ) ganharam como habitualmente, as eleições que ontem se realizaram, senão reparem:O PS ganha as eleições, o PSD aumenta o número de deputados (de 75 passa para 78),o CDS também ganha(de 12 passa para 21 deputados ), o BE ganha ( de 8 deputados passa para 16), a CDU também é vencedora ( de 14 deputados passa para 15 ),a Abstenção também ganhou desta vez atingiu 39,4%.
Bom, no fundo sabemos que o que acima fica dito não é inteiramente verdade.
Ou seja: o PS sofre um grande castigo porque perde a maioria absoluta e obtém o seu pior resultado nos últimos 15 Anos.O PSD ( com um resultado muito próximo do de Santana Lopes em 2005 )e em conjunto com o CDS não conseguem atingir a fasquia dos 40%, também perde. O BE que captando boa parte do descontentamento da governação do PS, consegue um importante êxito nestas eleições.A CDU conseguiu um resultado muito estimulante , que lhe permite encarar com muita confiança o próximo acto eleitoral para as autárquicas,onde, certamente continuará a ser uma das mais destacadas forças políticas.
Chegados aqui, importa dizer que, o que o eleitorado disse nas urnas é que essa política de direita tão longamente prolongada pela maioria do PS, acabou. A exigência agora é de uma nova política que defenda verdadeiramente os valores de esquerda para resolver os graves problemas instalados na sociedade portuguesa.
Fiquemos todos atentos.

1 comentário:

  1. Sim Senhor, todos perdem, menos a CDU.
    Excelente ponto de vista, só a quinta força politica, que alias era a terceira é que ganhou.

    Artur Braz

    ResponderEliminar