quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O acerto dos búzios

Ontem, era dado a conhecer por todos os noticiários, de que no momento em que se rezava em Fátima para  os partidos (PS e PSD), se entenderem, caminhava para o gabinete de Passos Coelho uma delegação de banqueiros, com a finalidade de tentar convencer o PSD a fazer passar o orçamento na Assembleia da República.
Das diligências que o Ponta Esquerda fez no sentido de perceber quais os compromissos ali assumidos, apenas ficamos a saber que lá dentro - naquele encontro - se falou de negócios passados, presentes e futuros, e a mesa onde se encontrava o chá de camomila, o vinho do porto, as queijadas de Sintra e as garrafas de água, tinha ficado vazia.
Assim sendo, resolvi ir ali ao nº 39 Cave Dta. à velha do búzios para saber o que estes diziam. Chegado lá e dito ao que ia, a velha olhou para mim e disse: de há três meses para cá não faço outro trabalho se não esse e o resultado tem sido sempre o mesmo; vamos ver o que dizem hoje os búzios.
Em seguida meteu tudo no lenço, deu-lhe três nós e atirou aquela cangalhada ao ar. No fim, desatou os nós olhou fixamente para mim e disse: como vê...! vamos ter orçamento!! Os búzios ficaram todos virados como habitualmente para o Ocidente. Verifiquei que os búzios estavam de facto todos virados para o mesmo lado.
Paguei e despedi-me da senhora. Quando já estava na pastelaria ao lado,a beber o café com um pastelito-de-nata e a tentar refazer-me daquele encontro, dou comigo a pensar que este trabalho do búzios nos últimos três meses  (como referiu a velha), deverá certamente, ter sido durante toda a sua história o mais fácil  que eles tiveram para acertar. 

2 comentários:

  1. Já sabemos que temos Orçamento! Mas João se voltar à velha dos búzios pergunte se o Orçamento passa ou não. É que se passar, teremos crise económica, se não passar teremos crise financeira e quer passe ou não provavelmente teremos crise política.
    Isto é que vai uma crise!

    ResponderEliminar
  2. Fátima, Banca e Búzios: não há orçamento que resista a esta trilogia...

    Um abraço.

    ResponderEliminar