quinta-feira, 16 de julho de 2015

Com ideias destas...

Por Anabela Fino, no jornal «Avante!»
Passos Coelho proferiu finalmente a frase que o imortalizará. Foi na segunda-feira, 13, após a maratona europeia de domingo que terminou com a transformação da Grécia numa colónia condenada à escravatura do século XXI para servir os interesses do grande capital financeiro e do directório de potências da União Europeia. «Por acaso a ideia foi minha», disse todo ufano, com isso querendo significar que lhe cabiam os louros da «solução» encontrada para manter a Grécia no euro. A coisa correu mais célere do que fogo em palheiro: palavras não eram ditas e já as redes sociais transbordavam de adaptações do dito, numa muita expressiva demonstração de que os portugueses não só não perderam o seu sentido de humor – negro que seja – como sabem bem a quem cabem as responsabilidades pelo estado a que o nosso País chegou.
O curioso desta história é o facto de Passos Coelho estar tão sôfrego de apresentar «sucessos» que nem se dá conta de que corre o risco de andar a apanhar lenha para se queimar. De outra forma, como explicar a pressa com que o primeiro-ministro veio gabar-se de ter contribuído para uma situação que todos, sem excepção, reconhecem ser uma brutalidade contra o povo grego? A não ser que esteja tão convencido – e não seria caso único – de que os portugueses são não só néscios como padecem de memória curta. É bem provável que seja este o caso, a avaliar pela entrevista que anteontem deu à SIC onde, entre outras pérolas, afirmou candidamente que só não cumpriu as promessas feitas na campanha eleitoral porque as contas do anterior governo estavam mal feitas. Passos Coelho «esqueceu-se» de um pormenor: no Outono de 2010, uma delegação do PSD, liderada por Eduardo Catroga, negociou com o governo de Sócrates a viabilização do Orçamento de Estado para 2011. Por acaso a ideia foi dele... E também se «esqueceu» das vezes em que, já governante, repetiu desejar «ir além da troika» e defendeu a ideia da necessidade de empobrecer. Outra que por acaso também foi dele.
Em português vernáculo muito haveria a dizer sobre as ideias de Coelho. Fiquemo-nos pelo elementar: com ideias destas, bem pode limpar as mãos à parede.

Sem comentários:

Enviar um comentário