quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como se depena o ganso.

O Governo enfrenta a necessidade de novo aumento do IVA e de impostos indirectos...Vítor Constâncio, na Conferência da Antena 1.
Chegados aqui, vamos fazer algumas reflexões sobre taxas e mais taxas(impostos) que estamos a pagar permanentemente no nosso dia a dia.
De manhã entramos no banho e para além da água,temos que pagar uma quota de serviço, uma tarifa de tratamento, duas taxas de saneamento, uma fixa, outra variável e o IVA a 5%. As taxas significam 2/3 e a água 1/3 da factura.
Vamos tomar o pequeno-almoço e pagamos o IVA sobre tudo o que se consome e durante toda a manhã continuamos com mais encargos: Se vai tratar de qualquer acto borucrático, paga o imposto de selo mas também paga, numa escritura pública,numa procuração numa qualquer operação bancária.
Se meter o totobola ou o totoloto, paga o imposto de selo sobre as apostas mútuas. Se precisar de ir ao hospital, paga a taxa moderadora, se tiver filhos na faculdade, paga as propinas, se comprar um jornal paga o IVA.
Na factura da EDP, repara que sobre o preço do consumo da electricidade tem que pagar a taxa de exploração e ainda a contribuição audiovisual, para ouvir rádio e ver televisão tudo adicionado do respectivo IVA.
Se andar de carro paga o imposto sobre os combustíveis acrescido do IVA sobre o combustível e o imposto.
Mas ainda pode ter que pagar o IMI, mais uma tarifa de saneamento!...Mais um adicional no IRS. Etc.
E pronto, depois de pensarmos nestas coisas todas, ainda temos que ter coragem para ouvir o Vítor Constâncio vir dizer que os impostos indirectos terão que subir.
É preciso ter muita coragem para ir sobrevivendo com este desgoverno que nos impõem todos estes imposto (mais aqueles que não me ocorrem agora) e que pelos vistos ainda querem mais. No meio disto tudo lembrei-me daquela anedota,em jeito de pensamento do dia: A diferença entre Portugal e a República Checa é que esta tem o governo em Praga e Portugal tem a praga no governo e seus conselheiros.

1 comentário: