sábado, 3 de novembro de 2012

As botas trocadas... Será?




O leão está nesta fase do campeonato (7ª jornada, 7 pontos e 10º na classificação geral), inseguro, medroso e mijado com os resultados positivos que teima em não conseguir.
Neste último jogo com a Académica de Coimbra, o Sporting empatou a zero e fez uma das piores exibições vista por aquelas bandas nos últimos 20 anos. Aquela espécie de jogo, que a equipa praticou, merecia um estudo aprofundado para ver se alguém consegue explicar o que se passa naquelas cabecitas dos jogadores, equipa técnica e direcção que de um ano para o outro deixaram de saber ser uma verdadeira equipa de futebol, quando já o foram e agora parecem querer não ser.
Esta semana, o clube contratou um novo treinador, Vercauteren que, na tomada de posse afirmou o seguinte: “vim para um projecto duradouro”; amanhã fará o primeiro teste no Bonfim, esperam os sportinguistas que passe…
Pelo que tenho observado, esta temporada, penso que o problema do Sporting não será apenas e só o treino, a táctica, a preparação dos jogadores mas antes a motivação de todo um conjunto de pessoas ligadas às tarefas de colocar uma equipa de futebol a praticar um jogo, em que todos os intervenientes se sintam confortáveis nas tarefas individuais, que cada um tem a desenvolver praticando no conjunto um jogo bonito, descansado, entretido e eficiente. Esta será, porventura, a chave!... Terá o novo treinador capacidade (com esta ou outra chave qualquer!) para abrir a porta das vitórias num grupo de pessoas que parecem hoje, quando se apresentam em cada jogo, trazer as botas calçadas no pé contrário? É a pergunta que muitos hoje fazem na esperança  que a resposta seja afirmativa.

1 comentário: