quarta-feira, 24 de julho de 2013

Servilismo

(...)Morales considerou que “o mundo foi testemunha da violação da imunidade diplomática” e reiterou que se tratou de "um ato de agressão arbitrária, colonial, hostil, humilhante e inaceitável".
(aqui)

- O comportamento de França, Itália, Portugal e Espanha dificultando a viagem do presidente da Bolívia, Evo Morales, entre Moscovo e o seu país no pressuposto que transportaria a bordo o Sr. Snowden, não é mais que a demonstração cabal do servilismo destes países perante o imperialismo dos EUA.
A Europa de hoje, com os governos conservadores (Portugal e Espanha) e social-democratas (França e Itália) entre outros, está muito mais dependente da política externa do EUA como fica revelado pelo acidente acima referido, em comparação, por exemplo, com o comportamento do governo conservador do Presidente Valéry Giscar d'Estaing,  que, nos anos setenta, deu asilo a dirigentes  do movimento Black Panthers perseguidos pelos serviços dos EUA.
A argumentação do "eixo do mal" e a campanha contra o "terrorismo" do Sr. Obama não podem  permitir que países soberanos deixem de o ser e que fiquem de cócoras perante o imperialismo norte americano que se permite, para alem do mais fazer incursões massivas na privacidade dos cidadãos de todo o mundo, espiando redes de informação, desde o telefone à Internet com a colaboração - ainda que envergonhada- das grandes empresas como a Microsoft e facebook, tentando confundir os interesses do país com os interesses das multinacionais que lá como cá dominam o poder político.


1 comentário:

  1. uma vergonha para os pergaminhos democráticos de velha Europa. cada vez mais gasta e decadente...

    abraço

    ResponderEliminar