terça-feira, 10 de agosto de 2010

Trigo pago ao produtor mais baixo do que há dois anos

O pão deverá aumentar esta semana, mas a verdade é que os preços pagos pelo trigo aos produtores é inferior ao de há dois anos, quando o preço da carcaça subiu muito (30%) e nesse intervalo de tempo não desceu. A panificação aponta o dedo à especulação. «JN»

O comercio de cereais, continua a ser um negócio altamente especulativo - como afirma a Associação do Comércio e da Indústria da Panificação. Quem pagam a factura mais pesada (desse comércio mal regulado), como habitualmente são sempre os mesmos; aqueles que menos podem economicamente porque baseiam a sua alimentação diária no pão e não tendo dinheiro para outras coisas vão "roendo uma côdea" de pão para entreter o estômago e ir sobrevivendo, por que não é com as baixas reformas que muitos portugueses recebem, que podem fazer outro tipo de alimentação.
Tal como em muitas outras matérias , também nesta, o Governo assobia para o lado fingindo que nada é com ele, tudo está bem, o mercado regula tudo etc, etc. Continuando assim, a fazer ouvidos moucos hás várias propostas apresentadas pelas organizações do sector que, algum propósito terá.
Ninguém pode tolerar que os cereais estejam hoje mais baratos na produção do que quando foi o grande aumento do pão em 2008 e venham a permitir que o preço do pão suba conforme o anunciado, quando o valor da matéria-prima no preço final representa entre 6 e12% .
É pois de pura especulação que se trata e contra isso o Governo tem que actuar.

1 comentário:

  1. O pão é o bem mais essencial da alimentação,e,não pode por isso continuar a subir;esperemos que alguém de direito perceba isso e tome medidas adequadas.

    ResponderEliminar