quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os meus Livros ( 3 )







Sinopse : Não sei quem foi o primeiro que nos chamou Profetas. A Fernão, porque espalhava a palavra; a mim, porque era a prova dos seus poderes. Mas, de repente, um coro de vozes começou a espalhar-se por toda a ilha, e bastava ouvirem a campainha que eu agitava na mão para que todos viessem,
 e se juntassem a nós, à volta da Igreja de Nossa Senhora da Graça.  - Profetas ! Queremos ouvir os Profetas !


- Os Profetas de Alice Vieira foi um dos livros que li nestes últimos tempos e que mexeu comigo de tal modo que me levou a fazer-lhe uma referência especial. É sem dúvida um romance histórico que nos prende desde o inicio e nos transporta àquela época de miséria económica, social  e intelectual imposta às classes mais desfavorecidas,  como se fosse um tempo virtual de tão terrìvelmente assustadora que era essa realidade.Através do livro senti de novo o poder da inquisição e os seus horrores ao relembrar os conhecimentos adquiridos pela formação académica e ligeiramente adormecidos e atenuados no tempo, pelo aparecimento contemporâneo da PIDE cujos malefícios não ficaram aquém dos da " santa inquisição ".
Alice Vieira em " Os Profetas " é mais uma vez Alice no seu melhor ! 
Sendo assim aconselho e recomendo a leitura dos Profetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário