quinta-feira, 17 de julho de 2014

BRICS ABALAM MONOPÓLIO DO FMI E DO BANCO MUNDIAL



Por Luís O. Nunes, Fortaleza, em Jornalistas Sem Fronteiras

Os BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África – criaram em Fortaleza o seu banco internacional, o Novo Banco para o Desenvolvimento (NBD), e um Fundo de Reserva para fazer frente aos efeitos das tempestades financeiras. O FMI e o Banco Mundial deixaram de estar sós no mundo, de funcionar como um monopólio para impor práticas políticas e económicas em todo o planeta a pretexto da concessão de empréstimos e “ajudas”.
“As instituições de Brentton Woods levaram o maior abanão da sua história com a decisão dos BRICS na sua cimeira de Fortaleza”, nota Francisco de Oliveira Filho, economista especializado na área de Economia Social. “O Banco Mundial e o FMI têm agora verdadeiros rivais, sobretudo se as novas instituições conseguirem ser aquilo que se propõem ser: alternativas para o desenvolvimento, a criação de infraestruturas, o combate à pobreza e às desigualdades e a protecção ambiental”, acrescentou.
A imprensa oficial neoliberal europeia e norte-americana reagiu às notícias de Fortaleza com uma postura caracterizada pelo cepticismo, invocando como problemas inerentes às novas instituições a diminuição da velocidade de crescimento económico dos cinco países, as suas diferenças políticas e económicas e a distância geográfica entre eles.

“Esse tom é confissão das inquietações que atravessam agora os templos neoliberais, o FMI e o Banco Mundial e revela o reconhecimento, à partida, de que novas instituições podem retirar-lhes capacidade para impor o que lhes convém e vai obrigá-los a rever metodologias e a confrontar-se com as suas próprias burocracia e ineficácia”, afirma Telma Fagundes, analista económica de São Paulo. “Afinal os arautos da livre concorrência não deviam estar assim tão incomodados com o aparecimento de instituições no mesmo terreno, mas realmente costuma ser muito mais fácil apregoar a concorrência quando se está em situação de monopólio”, acrescenta a economista.
Os BRICS representam quase três mil milhões de seres humanos, cerca de 40 por cento da população mundial, um quinto do PIB mundial e albergam metade dos pobres do planeta. O Novo Banco para o Desenvolvimento vai ser dotado com 100 mil milhões de dólares, a mesma quantia de que disporá o Fundo de Reserva. A China terá ultrapassado recentemente os Estados Unidos da América como maior economia mundial, segundo estatísticas do próprio FMI.
“Ao contrário do que dizem muitas vozes neoliberais, as diferenças políticas e de estádios económicos dos cinco países são vantagens e não problemas para as novas instituições”, diz Oliveira Filho. “Afirma-se também que o prolongamento do processo de constituição através de dois anos traduz profundas divergências, o que sendo verdade pode representar uma maior consistência no arranque, devido à densidade do debate realizado. Antes divergências criativas e socialmente orientadas do que convergências burocráticas vocacionadas para a escravização social”, acrescentou o economista.
As novas instituições terão sede em Xangai. O primeiro presidente do NBD será indiano, o director geral será brasileiro e a Rússia designará o governador central. “A ideia de criar o Novo Banco de Desenvolvimento partiu da Índia e, por isso, nada mais justo de que o seu primeiro presidente ser um indiano”, defendeu Dilma Rousseff em declarações proferidas em Fortaleza.
A presidenta brasileira sublinhou que as novas instituições não nascem contra outras, “mas sim em defesa dos nossos próprios interesses. O mundo converteu-se em qualquer coisa de bilateral e as instituições que o representam devem ser assim”, acrescentou.
O presidente chinês, Xi Jinping, declarou que o novo banco e o fundo de reserva deverão contribuir para “aperfeiçoar o sistema mundial de governo e aumentar a representação dos países emergentes e a sua capacidade para se fazerem ouvir sobre os assuntos internacionais”.
Telma Fagundes sublinhou que “mais importante do que o FMI e o Banco Mundial terem agora alternativas é o facto de as novas instituições estarem a nascer com objectivos diferenciados e orientações económicas à partida mais vocacionadas para o combate às desigualdades, a construção de infraestruturas e o desenvolvimento em sectores humanitários básicos como a educação e a saúde, que as instituições de Brenton Woods encaram como fontes de despesas a reduzir ou eliminar”.
Precisamente setenta anos depois de, sob a tutela norte-americana, os quase 50 países participantes na reunião de Brentton Woods, em solo britânico, terem criado o FMI e o Banco Mundial, cinco grandes nações em desenvolvimento “podem contribuir para criar uma nova ordem económica mundial”, considera Francisco de Oliveira Filho.
“É importante ter em conta que, a par destas instituições, os BRICS também debatem questões relacionadas com as políticas monetárias mundiais; por estes caminhos, o reino absoluto do dólar pode estar a chegar ao fim”, admite Telma Fagundes.


Luís O. Nunes, Fortaleza

Sem comentários:

Enviar um comentário