quarta-feira, 5 de maio de 2010

Liberdade

Segundo o relatório elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF, Portugal desceu 14 lugares no ranking de 175 países.
No relatório, que foi divulgado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado a 3 de Maio, não é feita qualquer referência à queda de 14 lugares registada por Portugal, que partilha agora o 30º posto com a Costa Rica e o Mali.
A queda de Portugal não é a única entre os oito Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pois Cabo Verde caiu, no mesmo período, de 36º para 44º lugar, Timor-Leste de 65º para 72º, Guiné-Bissau de 81º para 92º e Angola de 116º para 119º.
Fonte: Diário Digital/Lusa
Os resultados agora apresentados neste relatório, digamos que não constituem uma grande surpresa, porque quem segue com alguma atenção no dia-a-dia, o comportamento da Imprensa Portuguesa no tratamento e objectividade dos vários temas tratados, facilmente entende que neste cantinho da Europa ( e a pesar do governo e seus ministros insistirem no contrário), a liberdade de imprensa no nosso país ainda é infelizmente uma miragem.
Não sei se o governo irá ou não tomar alguma decisão sobre esta matéria , - para além de como é seu habito, desvalorizar o resultado afirmando que ainda há quem esteja pior que Portugal neste aspecto. É verdade! Portugal está em 30º África do Sul 33º e a Namíbia em 35º e a lista é composta de 175 países. Se assim for, alguém terá que dizer a estes senhores que esta classificação, só nos pode trazer preocupação e força para lutar para que no futuro, Portugal seja vivido e entendido (também nesta matéria), como um país da liberdade e da cultura .




1 comentário:

  1. Como é que pode haver liberdade de informação se os média são todos propriedade do grande capital?...
    Um abraço.

    ResponderEliminar