terça-feira, 4 de maio de 2010

Qual crise?...

Estamos a viver um tempo que eu chamaria «o tempo da trapalhada saloia». E porquê ? Porque a confusão é tanta, na analise económica sobre Portugal e de tal forma tendencialmente especulativa que, hoje já ninguém acredita nos valores postos diariamente a circular sobre a referida crise.
Na semana que passou, os analistas económicos de serviço do regime, fizeram um esforço enorme através de artigos de opinião e tempos de antena nas rádios e televisões para nos convencerem que o país estava já com um pé no abismo e que portanto era mesmo necessário impor de imediato as medidas prevista no famigerado PEC, caso contrário, dentro de pouco tempo estaríamos; bla, blá, blábá.
Ontem, as notícias davam-nos conta que derivado à crise de euro, Portugal se tinha comprometido ajudar a Grécia, vindo a emprestar-lhe (conforme acordo dos países da zona euro) um valor de 2064 milhões de euros a um valor médio de juros de 5%.
Como estamos todos lembrados, dizia-se há poucos dias ( quando se apresentavam contas para os chamados grandes investimentos), que estávamos a comprar o dinheiro lá fora a uma taxa de 6%, logo se tudo isto fosse verdade, o tal empréstimo à Grécia, logicamente daria a Portugal, um prejuízo brutal e de consequêcias imprevisíveis no futuro.
Hoje somos informados pelos mesmos meios de comunicação, que os maiores bancos privados da praça portuguesa, tiveram nos primeiros 3 meses deste ano, cada um, lucros de 4,35 milhões de euros por dia.
E pronto!...De confusão em confusão se vai desgovernando este país.
Veremos (se na altura ainda tivermos olhos), onde esta trapalhada nos irá levar.
Um bom dia para todos.

2 comentários:

  1. Uma verdeira trapalhada mesmo!
    Pelo que entendi com uma dívida externa tão grande a pagar 6% e ainda assim querendo emprestar dinheiro para a Grécia....prejuízo certo!


    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Afinal é simples: a crise, as suas consequências e as manobras para a superar são uma decorrência normal do capitalismo...
    Um abraço.

    ResponderEliminar