quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pobreza

...
"O modelo económico actual é injusto, indecente, desigual, desproporcionado e agrava a pobreza e a exclusão social", afirmou o bispo Carlos Azevedo na abertura da XXVI Semana da Pastoral Social, em Fátima.
«DN»

Tal como era exigido á mulher de César, também á Igreja, que parece ter tirado a conclusão acima referida (do meu ponto de vista correcta), das consequências sociais que o capitalismo e o neoliberalismo têm produzido na sociedade, se deverá exigir que não fique apenas pela "imagem", mas que desenvolva acções no sentido de ser alterado o actual modelo económico, para que haja finalmente uma maior justiça, na distribuição da riqueza produzida. Não me parece que venha a ser esse o caminho que a Igreja vá percorrer, nem acredito que a sua hierarquia esteja completamente de acordo com as palavras do seu bispo Carlos Azevedo.
Contudo, se eu estiver enganado, será um bom contributo que a Igreja prestará á sociedade, ajudando assim... consequentemente os mais desfavorecidos.

2 comentários:

  1. Deus queira que as palavras do sr Bispo Carlos Azevedo cheguem bem longe quem sabe até possam ser ouvidas por alguns dos nossos políticos ditos católicos!

    ResponderEliminar
  2. Ao longo da história, a Igreja esteve sempre, em palavras, com os explorados; em actos, com os exploradores...

    Um abraço.

    ResponderEliminar