segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vida nova

Hoje, segunda feira, começa uma vida nova para cerca de um milhão de alunos que se vão apresentar nas respectivas aulas.
Como vem sendo habitual, o ano lectivo vai iniciar-se com uma lista enorme de problemas por resolver, dos quais, o governo diz que estão resolvidos e as respectivas associações de pais e autarquias dizem que não.
Ao nível do primário, um dos muitos casos apresentado, era o de que ainda na sexta-feira havia concelhos- como o de Lamego- que ainda não sabiam como transportar os alunos do 1º. ciclo transferidos para novas escolas. Estas questões dos transporte de crianças que deverá ser feito em transportes próprios (com vigilantes e bancos com cintos de segurança), causa muitas preocupações aos pais e encarregados de educação por sentirem que não existem garantias totais, que as crianças sejam transportadas nessas condições, mas antes em carrinhas arranjadas á pressa como forma de desenrasca.
Portanto, por muito que o Ministério da Educação se esforce em vir dizer que está tudo a decorrer muito bem, ficam as providências cautelares, as trocas de acusação entre as partes e, o sentimento que infelizmente, ainda há muita coisa para resolver.

4 comentários:

  1. Entre el transporte, los comedores, el coste de los libros y del material escolar (libretas, bolígrafos, etc) el mes de septiembre creo que es el peor del año para todos los padres.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  2. No entanto, para o governo de Sócrates, vivemos «no melhor dos mundos»...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Retirar crianças de escolas que funcionavam bem,com estabilidade,com apoveitamento escolar, perto de casa e da família,e dar-lhes em troca turmas grandes onde a ligação aluno-professor é quase impossível manter,transportes diários que lhes tiram tempo´só pode ser tema para mais um livro de "Aventuras" da Srª.Ministra da Educação.

    ResponderEliminar
  4. E não bastando, transportam às costas uma mochila de manuais escolares com falhas. Alguns dos erros: Manual do 1º ciclo de Estudo do Meio é dito que as nuvens estão em estado gasoso quando sabemos que estão no estado líquido. Em História do 12º Ano, na primeira república o líder do Partido Democrático o livro diz que foi António Costa. Sim era Costa mas Afonso, o António que o livro diz é o actual presidente da Câmara de Lisboa.
    Confuso para as criancinhas não concordam?

    ResponderEliminar