segunda-feira, 31 de maio de 2010
Greve

"Já cumprimos quatro greves de 24 horas este ano. Esta vai duplicar o tempo em que os trabalhadores param para dar força ao protesto contra os salários indignos para alguém com tanta responsabilidade e contra os preços elevadíssimos que a TST pratica, desrespeitando o direito das pessoas à mobilidade", acrescentou em declarações à Lusa, o coordenador da delegação de Setúbal do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos (SNTTR), Eduardo Travassos. (DN)
A trapalhada na versão Internacional.

Acaba mal encontro com Chico Buarque
Sócrates foi tomar um café a casa do músico. A pedido deste, disse o seu gabinete. Chico Buarque desmentiu-o categoricamente.
domingo, 30 de maio de 2010
sábado, 29 de maio de 2010
Do Marquês aos Restauradores
Sendo sábado
A sugestão musical para hoje (dia de luta, dia de manifestação), é este belo tema do Zeca.
Um bom sábado para todos.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
"A última oportunidade"
Em coerência com as afirmações do líder Parlamentar do PSD ontem e o resultado desta votação, será que o PSD vai apresentar no Parlamento uma moção de censura ao Governo? Ou isto é mais uma manobra para fingir que estão contra as políticas do PS e do Governo?.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Capas de jornais (2)

0,3% em cinco anos: foi este o aumento real (tirando a inflação) dos salários convencionais em Portugal, uma das menores subidas da Europa. Num país marcado por salários baixos, em 2010 deverá haver quase meio milhão de pessoas a ganhar o salário mínimo.
Pode ler artigo completo aqui.É este o contributo que os patrões deste País têm para oferecer à Tal ... Europa da cultura e da solidariedade tão apregoadas nos salões de chá da burguesia.
Tristemente, já estamos no país onde a grande maioria dos trabalhadores tem os mais baixos salários da Europa, mas ( patrões e governo, não querem ficar por aqui!), andam agora, a querer impor-nos o trabalho-sem-direitos para que o quadro da escravatura (versão século XXI), fique completo.
Por isso, contra toda a arrogância do patronato e do governo, os trabalhadores saberão lutar na defesa dos seus interesses.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
A receita é sempre a mesma

Governo manda acabar com oito medidas do pacote anti-crise, prejudicando -os mesmos de sempre- aqueles que mais precisam.
Aqui está mais uma razão para os trabalhadores no activo ou no desemprego participarem duma forma organizada, na grande luta de massas que a CGTP está a preparar para o próximo sábado dia 29 em Lisboa.
Manifestação do Marquês aos Restauradores às 15 horas,para dizer a este governo que basta, é necessário e urgente uma outra política que resolva os problemas da economia e dos trabalhadores e não o seu agravamento como vem acontecendo com o implemento das políticas neoliberais dos parceiros do "Tango".
RSI
"Estamos a perder tempo e a inventar medidas de tributo social, quando só 33% são empregáveis. Parte destas pessoas tem 'handicaps', como toxicodependência, problemas psíquicos, desqualificação ou desemprego de longa duração, que obstaculizam o acesso ao emprego. Estes dados frios mostram a hipocrisia do debate. E é penoso ver que a hipocrisia do debate colou bem nas representações sociais", sustenta Eduardo Vítor Rodrigues, professor e investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Artigo de Carla Sofia Luz publicado hoje JN on-line que pode ler aqui.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Que caminho é este!??
De facto com os aumentos verificados nos vencimentos dos trabalhadores este ano, que na sua maioria foi igual a zero e, ainda agravados com os aumentos dos impostos anunciados, parece que vamos ter mais este aumento nos transportes.
Com estas políticas, a agravarem diariamente a vida aos portugueses ( não a todos mas à maioria), só vejo uma saída: Lutar e resistir a estas brutalidades.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Capa de jornais

«Mais de três semanas depois de o deputado socialista Ricardo Rodrigues se ter apropriado de dois gravadores durante uma entrevista à revista Sábado, os jornalistas Maria Henrique Espada (proprietária dos objectos) e Fernando Esteves continuam a desconhecer o paradeiro dos equipamentos, que contêm diverso material de trabalho. Neles estão gravadas, por exemplo, entrevistas a políticos do maior partido da oposição e outro material considerado pela jornalista como bastante delicado».
No meu modesto entender, penso que estes factos, não ajudam nada a credibilizar o nosso País.
Pode ler aqui, o trabalho no Público on-line.
domingo, 23 de maio de 2010
Inter Milan 2-0 Bayern Munich
Até parece fácil, mas não é!...
Veja a maneira simples como Milito resolve.
Parabéns ao Inter, ao Mourinho e ao Milito que parece estar em grande forma.
Hoje pode ser dia de cinema.
Sinopse
Terence McDonagh, polícia de Nova Orleães, fica com as costas seriamente afectadas ao salvar um prisioneiro de afogamento na sequência do furacão Katrina. São-lhe prescritos analgésicos para aguentar a dor e poder voltar ao seu posto. Recebe uma medalha e é promovido a tenente, para garantir a ordem numa cidade mergulhada no caos. Um ano depois, está viciado em Vicodin e em drogas duras. Na convulsão moral em que vive, continua a trabalhar em nome da lei.
Bom domingo e bons filmes.
sábado, 22 de maio de 2010
Sendo sábado, temos música.
Hoje, apeteceu-me ouvir este tema de Ismael Serrano que é praticamente desconhecido no nosso país.
Quem estiver por perto, poderá assistir ao concerto que dará hoje em Madrid no Palácio de Congressos pelas 21 horas locais.
Bom sábado, boas notícias e boa música.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
A trapalhada
Veremos amanhã como será!...
Eu recomendaria (se me fosse permitido), umas "férias" gra..an..an..des, ao (des) Governo deste País que tanta trapalhada e prejuízo nos têm trazido .
Moção de censura
(Fotografia: Expresso on-line)

(...)O nosso objectivo, independentemente das consequências institucionais, foi a sua dimensão política, procurando trazer à Assembleia da República o profundo descontentamento e indignação que hoje muitos portugueses sentem com estas medidas complementares ao Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC). No plano institucional, esta é a moção que desde o 25 de Abril tem menos votos contra. O essencial é a dimensão e objectivo político da iniciativa, que é a luta contra esta ofensiva sem precedentes aos portugueses.
Entrevista do Secretário Geral do PCP Jerónimo de Sousa, publicada hoje no Público on-line, que pode ler aqui.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
A imagem

Será com estas graves contradições constantes, nas declarações dos membros do Governo, que criamos uma imagem do nosso País, mais credível, nas Instâncias Internacionais?
«Os portugueses vão pagar mais um mês de taxa adicional de IRS. Ontem, o primeiro-ministro decidiu antecipar a sua aplicação para 1 de Junho, quando fora anunciada apenas para o segundo semestre».
(Ler notícia no público on-line)
quarta-feira, 19 de maio de 2010
O preço da «má fé»

Aviso...

«As sobretaxas de IRS serão aplicadas a todo o rendimento anual e não apenas aos salários a serem recebidos quando entrar em vigor o plano de combate ao défice».
Será que a notícia é verdadeira???.
Hoje com tanto descaramento deste governo e falta de respeito pelos contribuintes,já poucas coisas me espantam.
terça-feira, 18 de maio de 2010
No comments
Capa de Jornais
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Moção de censura ao Governo
Depois de tanta política desastrosa, vamos ver de que lado estão os partidos com assento na AR, e o que terão a dizer em relação à (des)governação do nosso País.
«A sua aprovação requer maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções e provoca a demissão do Governo», define o regimento.
Está na hora de cada um, assumir as suas responsabilidades.
domingo, 16 de maio de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
Sendo sábado
«Malandro agora é profissional, malandro com aparato de malandro oficial, malandro candidato a malandro federal, com direito a coluna social».....
A sugestão para hoje é esta canção do Chico. Numa altura em que por cá, também anda muita malandragem a "roubar" nos salários dos portugueses, parece-me bem lembrar este belo poema que infelizmente continua actual.
Bom sábado, boas notícias e boa música.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Capa do Diário Económico

Este é o verdadeiro conceito social e político, destes senhores (primeiro e o adjunto) que se afirmam constantemente em campanhas eleitorais, como os grandes defensores da justiça social e do bem estar do povo português.
Ora aqui está! Mais do mesmo. Sempre que é necessário sacrifícios, põem-se os que menos pode, a pagar com língua de palmo.
É por tudo isto necessário e urgente que o povo diga na rua já no próximo dia 29 em Lisboa que isto assim, não pode continuar.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
O Centrão

quarta-feira, 12 de maio de 2010
Final da Liga Europa
Desastre com avião de uma companhia Líbia

No meio desta sucata, resultante da queda de um avião de passageiros, hoje na Líbia, estava uma criança com oito anos viva.
Das 104 pessoas a bordo (93 passageiros e 11 tripulantes) apenas a criança sobreviveu.
Segundo informações dos serviços de segurança do aeroporto de Tripoli, o avião «explodiu quando aterrava e desintegro-se totalmente».
terça-feira, 11 de maio de 2010
Cesária Évora

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora que no passado fim-de-semana esteve em Lisboa num espectáculo intitulado «vozes africanas», foi ontem operada ao coração num hospital de Paris.
A produtora da Cesária Évora diz que a operação «correu bem» e que a cantora se encontra ainda nos cuidados intensivos.
Desejamos as rápidas melhoras a Cesária Évora, e que volte o mais depressa possível aos palcos, para satisfação dos seus fãs e de todos aqueles que gostam da música de Cabo Verde.
Capas de jornais (1)

Como se os trabalhadores em geral fossem os culpados pelo buraco em que os sucessivos governos nos meteram, estas cabeças pensantes do Sócrates e Teixeira dos Santos, pretendem agora sentar o povo, na mesa da miséria.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Os ex que não querem ser.
domingo, 9 de maio de 2010
Futebol
O Benfica conquistou hoje o campeonato nacional ao vencer o Rio Ave (2-1), esta noite, no Estádio da Luz, perante uma assistência superior a 64 mil adeptos.
O ponta esquerda, deixa aqui os parabéns a todos os visitantes benfiquistas, por o seu clube do coração ter ganho mais este campeonato nacional de futebol.
Espero que o meu Sporting na próxima época, seja de facto uma equipa mais competitiva.
sábado, 8 de maio de 2010
Sendo sábado...
Hoje como o dia acordou cinzento, vamos contrariá-lo com este som bonito, dos Pink Martini.
Bom sábado, boas notícias e boa música.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Quando a conversa não agrada...

E pronto agora faz-se assim: Numa entrevista, sempre que as perguntas dos jornalistas forem consideradas "de alta tensão" pelo entrevistado, este não responde, pega no equipamento dos jornalistas ( no caso gravadores), mete-o ao bolso e abandona a sala.
Esta triste sena deu-se no dia 30 na biblioteca do Parlamento e foi levada a cabo pelo Sr. Deputado e vice-presidente da bancada do Partido Socialista, Dr. Ricardo Rodrigues.
Ontem aqui no Ponta Esquerda tinha dado relevo a um relatório infelizmente nada abonatório sobre a liberdade de imprensa no nosso país. Pouco tempo depois temos conhecimento desta triste e arrogante manifestação de falta de sentido democrático, por parte um indivíduo com as responsabilidades que cabem nestas matérias a um deputado à Assembleia da Republica.
Apesar de Francisco Assis vir em defesa de Ricardo Rodrigues e não se saber o que irá acontecer no futuro, sempre penso, que este tipo de comportamento já mais irá trazer prestígio e credibilidade à figura de representante do Povo na Assembleia da Republica.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Liberdade
No relatório, que foi divulgado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado a 3 de Maio, não é feita qualquer referência à queda de 14 lugares registada por Portugal, que partilha agora o 30º posto com a Costa Rica e o Mali.
A queda de Portugal não é a única entre os oito Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pois Cabo Verde caiu, no mesmo período, de 36º para 44º lugar, Timor-Leste de 65º para 72º, Guiné-Bissau de 81º para 92º e Angola de 116º para 119º.
Fonte: Diário Digital/Lusa
Os resultados agora apresentados neste relatório, digamos que não constituem uma grande surpresa, porque quem segue com alguma atenção no dia-a-dia, o comportamento da Imprensa Portuguesa no tratamento e objectividade dos vários temas tratados, facilmente entende que neste cantinho da Europa ( e a pesar do governo e seus ministros insistirem no contrário), a liberdade de imprensa no nosso país ainda é infelizmente uma miragem.
Não sei se o governo irá ou não tomar alguma decisão sobre esta matéria , - para além de como é seu habito, desvalorizar o resultado afirmando que ainda há quem esteja pior que Portugal neste aspecto. É verdade! Portugal está em 30º África do Sul 33º e a Namíbia em 35º e a lista é composta de 175 países. Se assim for, alguém terá que dizer a estes senhores que esta classificação, só nos pode trazer preocupação e força para lutar para que no futuro, Portugal seja vivido e entendido (também nesta matéria), como um país da liberdade e da cultura .
terça-feira, 4 de maio de 2010
Qual crise?...
Na semana que passou, os analistas económicos de serviço do regime, fizeram um esforço enorme através de artigos de opinião e tempos de antena nas rádios e televisões para nos convencerem que o país estava já com um pé no abismo e que portanto era mesmo necessário impor de imediato as medidas prevista no famigerado PEC, caso contrário, dentro de pouco tempo estaríamos; bla, blá, blábá.
Ontem, as notícias davam-nos conta que derivado à crise de euro, Portugal se tinha comprometido ajudar a Grécia, vindo a emprestar-lhe (conforme acordo dos países da zona euro) um valor de 2064 milhões de euros a um valor médio de juros de 5%.
Como estamos todos lembrados, dizia-se há poucos dias ( quando se apresentavam contas para os chamados grandes investimentos), que estávamos a comprar o dinheiro lá fora a uma taxa de 6%, logo se tudo isto fosse verdade, o tal empréstimo à Grécia, logicamente daria a Portugal, um prejuízo brutal e de consequêcias imprevisíveis no futuro.
Hoje somos informados pelos mesmos meios de comunicação, que os maiores bancos privados da praça portuguesa, tiveram nos primeiros 3 meses deste ano, cada um, lucros de 4,35 milhões de euros por dia.
E pronto!...De confusão em confusão se vai desgovernando este país.
Veremos (se na altura ainda tivermos olhos), onde esta trapalhada nos irá levar.
Um bom dia para todos.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Médicos e a falta deles
Quando os médicos são formados no nosso país são acompanhados durante dois anos por um tutor, enquanto os que são formados em universidades lá fora(como nem todos os países da Europa têm essa exigência), não lhes era exigido essa obrigatoriedade.
Para o bastonário Pedro Nunes " é uma questão de segurança para os doentes Portugal exigir, como exige a Alemanha e outros países, que nos primeiros dois anos os médicos não trabalhem sozinhos, mas também uma questão de segurança para os próprios médicos".
Entendo que, na saúde e por uma questão de "segurança", primeiro para o doente e depois para o médico, a OM têm razão na observação que faz. Ao tratar-se de saúde pública, temos que ser todos muito exigentes e rigorosos na forma e nos meios que utilizamos e não como se este tipo de problema fosse numa outra área qualquer.
Segundo informação da OM, no ano passado entraram no mercado 1206 novos médicos. Sendo que a grande maioria (1119) licenciou-se em universidades nacionais, mas 59 vieram de Espanha, 15 do Brasil, 7 da Republica Checa, 3 de Inglaterra, 2 de Cuba,Hungria,Venezuela e Moldávia, 1 de Moçambique e outro da África do Sul. Foi muita gente a entrar nos serviços sem ser devidamente acompanhada.
É evidente que esta situação, veio naturalmente, criar mais um grave problema de "injustiças" no seio da classe, mas também aqui, a OM têm responsabilidades porque se teve argumentos durante vários anos para que não se formassem médicos suficientes em Portugal para as necessidades do país ( abrindo portas à vinda de médicos de outros países), Também deverá ter argumentos suficientemente fortes agora para exigir que se crie em Portugal essa obrigatoriedade como diz existir na Alemanha.
Veremos o que nos traz o futuro: se OM têm força... e, o Ministério da Saúde vontade política e meios, para fazer sair essa lei nos interesses dos médicos e da saúde pública.
domingo, 2 de maio de 2010
sábado, 1 de maio de 2010
Sendo sábado
A sugestão musical para hoje, dia do Trabalhador, é uma cantiga do Zeca.
Bom feriado,boas notícias e boa música