terça-feira, 22 de junho de 2010

Medidas de combate ao desemprego acabam hoje

O governo elimina várias medidas de combate ao desemprego, entre as quais os benefícios concedidos a empresas que empregassem trabalhadores com mais de 45 anos e as acções de formação para empregados sazonais.
A portaria 353/2010 (ontem publicada) acaba também com os apoios concedidos no âmbito do Programa Qualificação-Emprego para reforçar as qualificações de trabalhadores e activos desempregados em sectores com ritmo de trabalho intermitente (construção civil, cerâmica, metalurgia, metalomecânica, comércio, madeira e mobiliário, têxtil e turismo).
«DN»

Esta é a forma que no entender do governo, irá salvar a situação de crise e agradar - muito certamente - aos «patrões económicos» que são quem "mandam" verdadeiramente hoje, nos países com economias mais fracas.
Perceber isto... não obriga a grandes conhecimentos sobre economia, basta andar atento ao que nos rodeia para concluir que não é de forma alguma com medidas destas que se resolve, seja o que for em benefício dos mais desfavorecidos que são no fundo aqueles que mais precisão de ser ajudados.

Os tempos de hoje, são tempos de ditadura económica e o que me parece estranho (ou talvez não!...), é as grandes multidões de famintos - todos os dias morrem milhares de pessoas à fome - irem aceitando esta situação, como se o que se está a passar fosse um castigo Divino e sobre o qual nada há a fazer. Claro que há muito a fazer, e penso que não estará muito longe, o dia em que a riqueza produzido no mundo virá a ter uma forma mais justa na sua distribuição.

2 comentários:

  1. Sim, para quê medidas contra o desemprego?...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. A situação se explica quando percebemos a clara necessidade do capital em ter sempre disponível mão de obra farta e barata.
    A lei da oferta e da procura aplicada aos seres humanos, trabalhadores prontos para servir ao serem chamados e muito, muito agradecidos!

    ResponderEliminar