quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A responsabilidade

Os parceiros que dançaram o "tango" na aprovação do Orçamento de Estado para 2011 mais os seus apoiantes ( banqueiros, empresários de grandes impérios, comentadores oficiais de muito saber... sobre economia, televisões e jornais), todos eles garantiram - batendo a pés juntos e alguns até se arranharam todos - que a aprovação do orçamento era condição indispensável para os «mercados se acalmarem» e consequentemente a salvação única do País. Pois bem! O orçamento da novela foi aprovado e o que fizeram os mercados? Continuaram diariamente a informar que o valor da taxa continuavam como se nada se tivesse passado; ou seja: a subir, a subir e a subir.
Perante tal situação, só me resta deixar aqui duas questões para reflexão.
1) Não teriam os parceiros do "tango" mais os seus tocadores e os bate-palmas do mesmo, esquecido de informar de maneira clara os tais «mercados» de que, e, conforme eles pediram, o orçamento tinha sido aprovado?
2) Não estando a razão na primeira questão, só nos resta pensar que afinal o trabalho (dos encontros e desencontros muito sofridos na dança do "tango"), foi feito ao contrário, ou seja: os mercados reagiram mal às anunciadas reduções nos vencimentos da Função pública, ao aumento significativo do IRS e do IVA, e ao ataque feroz e descabelado ao Estado Social, encaminhando assim os portugueses para um nível de pobreza e miséria, nunca visto no Portugal de Abril e proposto por dois partidos que se dizem defender os mais fracos e os mais desprotegidos. Será que os mercados ficaram zangados por isto?
Aqui no Ponta Esquerda entendemos que não é nada disso. O que se passa é que infelizmente para todos nós, temos sido governados há mais de três décadas por gente  incapás de por o interesse do povo á frente do particular e o resultado é aquele em que o País se encontra. Não é com este orçamento e com estas políticas que vamos sair deste buraco em que nos meteram. O caminho a seguir tem que ser a atribuição dos cargos públicos a gente séria e competente e, essa é uma responsabilidade que todos nós temos que assumir.


2 comentários:

  1. Esta cambada está no poder há 34 anos sucessivos. é mais que tempo de correr com eles.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. No te desanimes, están todos los países de la zona Sur de Europa igual que Portugal, los presupuestos aprobados en España también se han hecho pensando en los mercados más que en la ciudadanía.
    Un abrazo y a seguir denunciando.

    ResponderEliminar