terça-feira, 9 de agosto de 2011

Londres

A violência parece não acalmar em Londres e nos bairros da periferia.

A revolta social a que estamos a assistir, parece ter tido origem na morte de um jovem baleado pela polícia  em Tottenham, mas também pelo descontentamento social, provocado pelas medidas económicas que o Governo de David Cameron tem anunciado e posto em prática, com o argumente do controlo do déficite que, neste momento em Inglaterra se situa na ordem dos 10% do PIB.

Num altura em que o desemprego aumenta de uma forma descontrolada em toda a UE e ao mesmo tempo os governos vão cortando nas regalias sociais  - criando grandes dificuldades de subsistência em largos sectores das populações - mas permitindo que a distribuição da riqueza criada pelos trabalhadores não seja feita de forma justa mas que seja apenas praticamente o capital e ficar com ela, é natural que os conflitos sociais se venham a verificar e a acentuar de forma brutal, num futuro muito próximo.
O povo tem direito à indignação...

Depois de tudo isto, espero que os dirigentes da UE tirem as conclusões do momento difícil que a grande maioria dos europeus estão a passar, e, arrepiem caminho, pondo em prática políticas que  permitam à generalidade das pessoas viver melhor, ou seja: viver com dignidade.

2 comentários:

  1. Tomar esas medidas económicas que afectan a los intereses de la población, a su subsistencia, y luego reprimir a esta misma población si sale a la calle y protesta, que es una de las pocas cosas que puede hacer, es con mucho un abuso del poder. Casi siempre lo han hecho.
    Es triste que con todo ésto alguien tenga que morir como este joven víctima de la policía. Un saludo.

    ResponderEliminar
  2. Eles não entendem estas reacções... não lhes convém!
    Chamam-lhes terrorismo urbano...!

    ResponderEliminar