segunda-feira, 9 de junho de 2014

Um estrebuchar chantagista

Por Carvalho da Silva, no jornal «JN»
Anda por aí muita malvadez à solta e forte cheiro a chantagem política. O Governo e as forças que o sustentam desencadearam ostensivamente um ataque ao Tribunal Constitucional que visa transformar a Constituição da República em letra morta. A tentativa de humilhação pública do Tribunal e de subversão da Constituição tem um nome: golpe constitucional.
O ataque sustenta-se em quatro pilares: i) uma campanha de intimidação do povo português, apoiada nos fortes condicionalismos impostos à nossa vida pessoal e coletiva; ii) uma intervenção "cuidadosa" do presidente da República que, numa mal disfarçada cumplicidade com a maioria, ora atua na forma de distraído ora na de "moita-carrasco"; iii) utilização de fatores externos de pressão, desde logo a invocação constante das "sensibilidades" dos mercados e as ameaças de diversa ordem, incluindo a de um ainda maior empobrecimento, feitas pela Comissão Europeia; iv) aproveitamento da fragilidade e das contradições em que está mergulhado o Partido Socialista, e também das dificuldades da Esquerda em utilizar, de forma articulada e ofensiva, a sua significativa representação e capacidade de ação.

O Governo PSD/CDS conduziu o país a uma incapacitação interna e a uma dependência externa, que bloqueiam o futuro de Portugal como país democrático e independente.
Nestes últimos quatro anos sofremos lesões económicas e sociais profundas, foram abaladas dimensões culturais e educacionais que a sociedade vinha cimentando nos 40 anos de democracia, a política baixou de nível, subjugou-se ainda mais ao poder financeiro/económico e distanciou-se do seu papel na construção e defesa do Estado social, democrático de direito.
Os efeitos de uma recessão económica prolongada - que está, infelizmente, muito longe de ser compensada por qualquer certeza de início de um processo de recuperação - geraram complicados bloqueios à economia portuguesa, que está hoje aprisionada no declínio de uma União Europeia (UE) e de uma Zona Euro que funcionam como sistemas duais e hierárquicos em divergência cumulativa. Portugal e os portugueses, como outros países e povos em condições semelhantes, foram sujeitos a um maquiavélico exercício de culpabilização por uma suposta vida acima das possibilidades. Depois foram condenados por "crimes" que coletivamente não cometeram e metidos numa prisão de alta segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário